Busca rápidaX

Penitenciária Modulada de Ijuí já realizou mais de 30 audiências online em uma semana

4 de julho de 2020

Em projeto construído em parceria com a VEC, (Vara de Execuções Criminais de Ijuí) a Penitenciária Modulada Estadual de ijuí comemorou nesta semana, a ampliação dos locais de acesso com rede interna de internet e a instalação de uma sala de videoconferência.

A partir disso, já estão sendo realizadas desde terça-feira audiências das cinco VECs que são atendidas pela penitenciária, bem como as demais audiências de outras varas de execuções do estado. Somente nesta semana 32 audiências através de plataforma digital foram realizadas na modulada.

Além disso, Cidinei Cichoves, coordenador de projetos da penitenciária afirmou que com esta adequação os demais Órgãos da Segurança Pública, Brigada Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Defensoria Pública, Oficiais de Justiça e Poder Judiciário, poderão usufruir de sala informatizada, com acesso on-line, para consulta aos processos dos apenados, oitivas e outras demandas.

O chefe de segurança da penitenciária Paulo André Luft destaca que com partes das audiências acontecendo dentro da casa prisional, será possível dar mais agilidade aos processos, facilitando o acesso à justiça, evitando deslocamentos de apenados e agentes penitenciários, o que diminui gastos com viaturas e pessoal, além de reduzir todos os riscos envolvendo uma escolta.

A mesma sala será usada para fazer as visitas de forma online com familiares dos apenados. Neste momento, ocorre o contato com as famílias cadastradas para que elas baixem nos seus computadores ou smartphones um programa específico que será usado para as vídeochamadas. Já foram feitas videovisitas testes essa semana, no entanto elas ainda não se efetivaram de forma rotineira, visto esse processo de atualização do cadastro das famílias. Assim que tiver em condições essas visitas online vão acontecer de forma periódica com dia e horário marcados conforme orientação da portaria da Susepe.

Cidinei reforça que como as visitas presenciais estão suspensas, os encontros online são importantes para diminuir a saudade dos presos de suas famílias o que os tranquiliza e diminuem questões disciplinares dentro da casa prisional.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí com informações de Penitenciária Modulada de Ijuí
error: Conteúdo protegido!