Busca rápidaX


Perda estimada na soja em Ijuí e região chega a 20%

12 de fevereiro de 2020

As perdas nas lavouras de soja em Ijuí e região já estão em 20% por cento. A estimativa é do escritório municipal da Emater. De acordo com o extensionista Edewin Bernich, de uma estimativa inicial de 55 sacas por hectare, a média de produtividade da soja já está em 45 sacas.

Atualmente, a soja está em um período reprodutivo considerado muito delicado, onde a planta não consegue se recuperar do déficit hídrico. Além disso, a planta da soja está com um tamanho considerável, consumindo mais água. Em contraste, o tempo seco e com muito vento contribui para a retirada de umidade do solo, prejudicando ainda mais o desenvolvimento da cultura. Ainda sobre a situação das lavouras de soja, Edewin Bernich comenta sobre a incidência de outros problemas, como folhas enroladas e secas, o que também atrapalha a fase reprodutiva das plantas. Agora, é preciso aguardar o retorno das chuvas para analisar se a vagem que está se desenvolvendo vai ficar na planta ou não, o que pode reduzir ainda mais a produtividade.

A estiagem desta temporada é uma das piores dos últimos 10 anos. Em 2012 uma seca de proporções semelhantes reduziu a produtividade a cerca de 25 sacas por hectare. O pior evento climático registrado, porém, ocorreu em 2005, quando uma estiagem de 45 dias devastou a produção de soja do estado, levando os produtores a colher, em média, 10 sacas por hectare.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí.