Busca rápidaX


Perdas se acumulam visto a falta de chuva e prefeitura de Ijuí fará reunião sobre estiagem

10 de março de 2020

Amanhã à tarde, 11, na prefeitura de Ijuí, vai ser realizada reunião entre o próprio Executivo, sindicatos rurais, Emater, Defesa Civil municipal e outros para debater os prejuízos com a estiagem e discutir a possibilidade do município decretar situação de emergência.

Levantamento da Emater indica perda média na soja de 33,3%, em relação ao rendimento que era esperado em 60 sacas por hectare. Cerca de 5% da oleaginosa já foi colheita na Colmeia do Trabalho. O rendimento é melhor na região Norte, onde há produtores que colhem cerca de 55 sacas por hectare. Já na região Sul, por exemplo, distrito de Rincão dos Gói, existem registros de produtividade de 12 sacas por hectare.

Dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, já houve recebimento de aproximadamente 500 pedidos de Proagro, visto as perdas nas lavouras de verão, a grande maioria devido à quebra na soja.

Nessa mesma região, a redução média de produtividade na soja é calculada em 36%, em relação ao rendimento de 61 sacas que era esperado. A colheita da soja está em fase inicial na área do escritório regional da Emater, sediado em Ijuí, com produtividade média de 40 sacas por hectare.

A falta de água é outro problema pela falta de chuva. A área leiteira também contabiliza perdas, pois as pastagens têm problemas de desenvolvimento e os bovinos preferem ficar na sombra, com isso não se alimentam direito.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí