Busca rápidaX


MANCHETES

PF apreende materiais em Santa Maria em operação nacional contra crimes na internet

10 de maio de 2018

A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão por crimes praticados por meio da internet no início da manhã desta quinta-feira, no Bairro Camobi, em Santa Maria. A Operação Bravata, que tem por objetivo combater os crimes de racismo, ameaça e incitação ao crime, praticados via internet, também cumpriu mandados no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Vila Velha, e prendeu uma pessoa em Curitiba. 

Conforme a PF, as investigações começaram em 2012, com a Operação Intolerância. Os policias descobriram outras pessoas, aparentemente ligadas às que haviam sido presas em 2012, que continuaram a incentivar, em sites e fóruns, a prática de diversos crimes como estupro e assassinato de mulheres e negros. Há evidências de que os investigados também foram responsáveis por ameaças de bomba encaminhadas a diversas universidades do país.

Em Santa Maria, foram apreendidos um notebook, um HD externo, um pen drive e um celular na casa do suspeito, de 29 anos. Ele foi encaminhado para a delegacia, prestou depoimento e foi liberado (seu nome não foi informado pela PF). Os materiais serão encaminhados para investigação da PF em Curitiba. 

Os investigados vão responder pelos crimes de associação criminosa, ameaça, racismo e incitação ao crime. A soma das penas dos crimes pode chegar a 39 anos de prisão.