Busca rápidaX

Champs Elysees

Plantio da safra 2018/2019 de soja já atinge 76% na região

19 de novembro de 2018

De acordo com o informativo conjuntural da Emater/RS de Ijuí, para o período de 12 a 18 de novembro, o plantio da safra 2018/2019 de soja já atinge 76% na região. O espaço semeado de milho chega a 96%. Já a área total plantada de trigo este ano foi de 200 mil e 100 hectares, sendo que 99,5%  já está colhida.

SOJA

A Emater indica uma semana com predomínio de solo úmido e realização de semeadura da soja hoje (19) e amanhã (20). Na mesma cultura, há necessidade de replantio em áreas onde houve morte de plântulas e/ou falhas na emergência nas lavouras semeadas no final de outubro e que ocorreu intensa precipitação logo após o plantio. As falhas nestas lavouras ficam entre 5 a 30% de plantas.

TRIGO

A cultura de trigo está em final de colheita e apresenta redução da produtividade que era esperada inicialmente.

Com o retorno das precipitações, as últimas lavouras maduras não puderam ser colhidas, restando as últimas áreas implantadas, mas apresentando menor potencial produtivo. As produtividades foram bastante variadas e são consequências de uma série de fatores tecnológicos e climáticos.

Dentre os fatores tecnológicos algumas cultivares apresentaram comportamentos distintos com produtividades adequadas para os padrões da cultura, outras, porém apresentaram rendimentos muito inferiores ao esperado.
Também como fator tecnológico a medida que a semeadura foi realizada mais para o final do período recomendado as cultivares apresentaram diminuição de rendimento. Como fatores climáticos as geadas tardias e altos volumes de chuvas na maturação diminuição a produtividade e a qualidade dos grãos.

A Emater enfatiza que um grande número de produtores precisaram recorrer ao amparo do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

MILHO

A cultura continua beneficiada pelo clima favorável. Embora a semana anterior apresentasse baixo volume de precipitação e altas temperaturas e a cultura do milho tivesse apresentado enrolamento de folhas, não foi constatado redução de potencial produtivo. As lavouras estão iniciando o estádio reprodutivo com grande parte da área iniciando a emissão do pendão. Período de alta necessidade de suprimento hídrico para a cultura. Produtores realizando aplicação de fungicidas nas lavouras.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!