Busca rápidaX


MANCHETES

Poder Legislativo pode instaurar CPI para apurar irregularidade em cemitério

22 de setembro de 2019

 O Poder Legislativo de Ijuí poderá abrir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar possíveis irregularidades na distribuição de espaços no Cemitério Jardim. A proposta será apresentada na Sessão desta Segunda Feira(23) pelos Vereadores; Adalberto Noronha (PT), Junior Piaia (PCdoB), César Busnello (PSB), Jeferson Dalla Rosa (PSB) e Andrei Cossetim (Progressistas).

 A CPI foi pensada, após os vereadores tomarem conhecimento de uma denúncia, na qual, um cidadão de Ijuí acusa o poder público e os administradores do cemitério de violarem a sepultura de sua mãe, e efetuar a troca de local, sem o conhecimento da família.

 A reportagem da Rádio Progresso conversou com o denunciante. Alexandre Gomes, 40 anos, contou que a sua mãe Vilma Gomes faleceu no dia Três de Setembro e foi sepultada no Cemitério Jardim, no Bairro XV de Novembro, no dia posterior.  Conforme Alexandre, no último dia 16, indo até o cemitério, percebeu que o túmulo de sua mãe teria mudado de local. Segundo ele, não houve nenhuma explicação dos zeladores do cemitério para tomar a decisão de retirada do corpo do local de origem.

 Acompanhado de um advogado, Alexandre Gomes realizou um boletim de ocorrência na polícia que deve, também, apurar o caso.  A exumação de um corpo só é possível com decisão judicial e em casos de esclarecimentos sobre as causas da morte. A violação de túmulo em cemitério é crime constante no Código Penal Brasileiro, e prevê pena de multa e prisão. 

 Conforme fontes ligadas ao Poder Legislativo, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) quer esclarecer de quem partiu a ordem da retirada do corpo da sepultura original e com que finalidade este caso ocorreu. A reportagem da Rádio Progresso tentou contato com a empresa responsável pelo sepultamento, porém não obteve retorno. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí.