Busca rápidaX

Polícia Prende quadrilha responsável pelo abastecimento de drogas em Passo Fundo

15 de julho de 2019
Foto: divulgação/Polícia Civil

A operação Cupim de Ferro, desencadeada domingo (14) e que teve continuidade nesta segunda-feira (15), prendeu uma quadrilha responsável pelo abastecimento de drogas em Passo Fundo. A Polícia Civil, através do Draco de Passo Fundo e em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e Uop, cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, nas cidades de Passo Fundo, Novo Hamburgo, Foz do Iguaçu (PR) e Santa Helena (PR).

As investigações tiveram início em 18 de março deste ano, quando a PRF abordou em Passo Fundo uma camioneta Silverado. Na revista foi apreendido mais de 84 kg de crack e o motorista foi preso em flagrante. Após a prisão, as investigações tiveram início com a realização de diversas diligências, quebras de sigilos, troca de informações e abordagens com a PRF para fins de identificar os demais envolvidos na organização criminosa.

Através da investigação, a polícia descobriu que a organização criminosa utilizava uma empresa do agronegócio para dissimular o transporte das drogas. Ou seja, eles possuíam duas camionetas adesivadas como se fossem da empresa de representação comercial que prestava serviços agrícolas, o que dificultaria abordagens policiais.

O grupo criminoso também trazia a droga do Paraná até o norte gaúcho de duas a três vezes por semana, em duas camionetas. A polícia estima que este grupo criminoso trazia ao Rio Grande do Sul aproximadamente 2 duas toneladas de drogas (crack e maconha) por mês.

A droga era trazida em um fundo falso – chamado de cofre -, feito abaixo da carroceria das camionetas, onde tinha capacidade para aproximadamente 90kg de droga pro viagem. Além disso, possuíam um reboque com fundo falso para 200 kg.

A droga era embalada em plásticos mais espessos e os tijolos eram mergulhadas na graxa automotiva para disfarçar o odor e dificultar o trabalho de cães farejadores, assim como a graxa facilitava o ajuste dos tijolos no cofre para caber maior quantidade.

Prisões:

Em Santa Helena (PR): Foi preso o líder do grupo criminoso e foram apreendidos dois veículos, um reboque com fundo falso e uma pistola calibre 380.

Em Foz do Iguaçu (PR): Foi preso um dos motoristas e apreendidos baldes de graxas, assim como diversos rolos do plástico utilizado para embalar a droga.

Em Passo Fundo: A polícia cumpriu mandado de prisão para o outro motorista.

Em Novo Hamburgo: A polícia cumpriu mandado de prisão preventiva de um traficante conhecido no Vale do Sinos, que era quem recebia a maior parte da droga trazida ao RS. Inclusive neste alvo, há poucas semanas a 2ª DP de São Leopoldo apreendeu seis fuzis, mais de R$ 240 mil em dinheiro e uma pistola Glock 9mm com numeração raspada.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Polícia Civil

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!