Busca rápidaX

Posto de Criminalística e de Medicina-Legal de Santo Ângelo recebe novos médicos peritos

20 de outubro de 2020
Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O governo do Estado ganhou um reforço no combate ao crime no Rio Grande do Sul. Na manhã de ontem (19), em evento virtual, o Instituto-Geral de Perícias formou 69 novos agentes – 21 peritos criminais, 20 peritos médicos-legistas e 28 técnicos em perícias.

Devido ao distanciamento social imposto pela pandemia de coronavírus, a cerimônia foi realizada virtualmente. Familiares e amigos dos formandos puderam acompanhar a transmissão da solenidade pelo Youtube.

“Aguardávamos ansiosamente por esses formandos. O IGP não tem um número muito grande de servidores, somos cerca de 1 mil, então, esses 69 agentes acrescentam muito às nossas equipes de trabalho. São 69 profissionais divididos em três cargos diferentes e cada cargo é responsável por uma série de exames periciais, então se trata um reforço muito grande às equipes”, destacou a diretora-Geral do Instituto-Geral de Perícias, Heloisa Helena Kuser.

Os formandos fazem parte da primeira turma convocada depois do concurso de 2017. O chamamento ocorreu em 10 de março deste ano. Devido à pandemia, o início das aulas foi adiado para o dia 3 de agosto. Foram 360 horas de formação, divididos em três módulos: básico (3 de agosto a 19 de agosto), específico (20 de agosto a 24 de setembro) e prático (a partir de 25 de setembro). Apenas a disciplina de Manejo de Armas de Fogo teve aulas presenciais.

As demais foram ministradas em uma plataforma virtual. Esse e outros cuidados, como uso obrigatório de máscaras e demais equipamentos de proteção individual, foram essenciais para garantir a segurança sanitária ao longo de todo o curso e evitar surtos de contaminação.

Os servidores empossados nesta segunda-feira já têm destino: os postos de Criminalística e de Medicina-Legal da capital e do interior do Estado. Municípios de sete regiões – Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Santo Ângelo, Santana do Livramento e Rio Grande – devem receber os servidores. A distribuição foi feita conforme a necessidade do IGP. A região e a cidade foram definidas de acordo com a nota obtida pelos alunos no curso. Todos os empossados têm 15 dias, contados a partir desta segunda (19), para assumir as funções.

Para Santo Ângelo serão destinados 4 médicos legistas. Outros dois chamamentos de aprovados no último concurso estão previstos para março de 2021 e março de 2022.

Confira quantos servidores irão para cada região.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: SSP RS
error: Conteúdo protegido!