Busca rápidaX


MANCHETES

Preço da Carne Bovina dispara em Ijuí e região

27 de novembro de 2019

Com a abertura das exportações de carne bovina ao mercado internacional, principalmente o Chinês, o tradicional churrasco do gaúcho está mais salgado. Açougues e supermercados de Ijuí e região já registram aumento médio de 30% no produto. Alguns supermercados consultados pela reportagem ainda conseguem manter os mesmos valores, porém, somente até o final do estoque atual. 

Conforme o economista Argemiro Brum, a tendência é que os preços continuem subindo, em virtude deste movimento exportador. Como os preços são balizados num paralelo entre demanda e consumo e com o ingresso dos asiáticos, os preços não serão seguros para o mercado interno nacional. Argemiro Brum ressalta que a alta do dólar e a guerra comercial entre americanos e chineses também contribuiu com o aumento dos preços da carne bovina no mercado brasileiro.

Noé Gonçalves, diretor de um grande supermercado de Ijuí, explicou para a reportagem da Rádio Progresso que o aumento atinge todos os cortes de carne bovina e eleva também o preço do frango e dos cortes de suínos. Esta elevação acaba gerando uma reação inflacionária em cadeia, alterando preços de restaurantes e fast-foods que vendem em seus cardápios pratos que contém carne vermelha.

 Sadir Borges dos Santos, diretor de uma tradicional churrascaria de Ijuí, disse que infelizmente este custo elevado terá que ser passado ao consumidor final. Segundo ele, os frigoríficos fazem um verdadeiro “malabarismo” para conseguir suprir a demanda necessária dos restaurantes especializados em carne.

O economista Argemiro Brum não acredita, neste momento, numa estabilidade nos preços da carne vermelha, o que poderá acarretar uma média de inflação de 50% para as famílias brasileiras que tem o hábito de consumir essa proteína.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí