Busca rápidaX


MANCHETES

Prefeito de Ijuí está confiante com aumento de FPM para este ano

12 de abril de 2019

Um dos principais desafios das prefeituras brasileiras é lutar para o aumento de 1% no retorno do FPM – Fundo de Participação dos Municípios. O pedido foi uma das pautas da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que terminou ontem. O objetivo é que esse acréscimo de dinheiro aconteça em setembro deste ano.

O prefeito de Ijuí, Valdir Heck, que participou do evento na Capital Federal, ressalta que no primeiro semestre do ano os municípios têm reforço no caixa através da arrecadação com IPTU e IPVA. Porém, no segundo semestre não há esse apoio de recursos, por isso a necessidade de aumentar o retorno de FPM.

Valdir Heck ainda comenta que a Marcha a Brasília debateu a situação dos lixões no país. Nessa área, Ijuí já fechou o aterro sanitário, imediações do aeroporto, e colocou em funcionamento a estação de transbordo do lixo, saída para Coronel Barros.

O chefe do Executivo ijuiense ainda observa que o presidente da República, Jair Bolsonaro, quer modificar a pirâmide sobre distribuição de recursos recolhidos por meio de impostos. Atualmente o maior percentual fica com a União. O objetivo é que 40% do dinheiro fique com os municípios e não 17% como é no momento; outros 20% com o governo federal e o restante com os Estados.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí