Busca rápidaX

Prefeito de Santo Ângelo protocola projeto do novo Centro Administrativo na Câmara de Vereadores

14 de novembro de 2019
Foto: Fernando Gomes

Na manhã desta quinta-feira (14), o prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, protocolou na Câmara de Vereadores o projeto do novo Centro Administrativo. Jacques foi acompanhado pelo vice-prefeito Bruno Hesse, secretários José Carlos Ferraz, do Planejamento; Hélio Costa, da Administração e Vando Ribeiro de Souza, do Turismo, além da assessora jurídica Kayana Diebold Veronese.

De acordo com o prefeito, existe a necessidade de um novo espaço para a administração municipal, diante das condições estruturais do prédio da Prefeitura e dos aluguéis que são pagos para abrigar setores do Governo Municipal. Além disso, o atual prédio da Prefeitura será usado para abrigar uma nova estrutura voltada para o turismo.

Segundo Jacques, a proposta de um novo Centro Administrativo não é nova. Inclusive, destacou que manteve diálogo com o ex-prefeito Valdir Andres para tratar do assunto, já que na administração anterior foi apresentado um projeto neste sentido. “Analisamos o projeto, a questão burocrática e decidimos apresentar uma nova forma para viabilizar a construção”.

O Governo Municipal investe no modelo de permuta, com a entrega de uma área em troca de um Centro Administrativo novo. “Quando for entregue o novo prédio, com todo o seu funcionamento e o Habite-se, daremos a posse da área a ser permutada. Um modelo adotado pelo Governo do Estado e por outras prefeituras”. De acordo com Jacques, algumas áreas foram estudadas para a permuta, entretanto, três empresas demonstraram interesse no negócio, mas com aceitação de uma área específica, a do antigo Poliesportivo do Elite. Essa área está avaliada em R$ 8,7 milhões que serão convertidos numa área construída de 4,3 mil metros quadrados de infraestrutura completa, incluindo estacionamento e possibilidade futura de ampliação.

Com relação à área onde deverá ser construído o novo Centro Administrativo, o prefeito argumentou que vários espaços foram analisados e o mais indicado até o momento é o da Praça de Esportes Assis Brasil Ramos Escobar, o antigo Tamoio na Zona Norte. Segundo ele, a área abrigaria perfeitamente o prédio projetado. “Todos os locais analisados possuem seus prós e contras e temos que buscar aquele que for mais viável”, avalia o prefeito.

O vice-prefeito Bruno Hesse destacou que um novo Centro Administrativo naquele local serviria para revitalizar a Zona Norte da cidade. O vereador Paulão comentou que tem ouvido pessoas da comunidade sobre o assunto e que elas aprovam a construção da nova Prefeitura naquele local.

Com relação à desativação de uma área esportiva, foi explicado que tramita um projeto que contempla o setor com R$ 1,5 milhão. Esse recurso será destinado para a efetivação de um novo espaço para a prática esportiva onde hoje se encontra a Secretaria Municipal de Obras, na Zona Sul. “A Zona Sul seria beneficiada com a instalação de uma estrutura que hoje aquela
comunidade não possui. Lembrando que na Zona Norte, ao lado do Tamoio, tem a Praça Castelo Branco, que possui quadras esportivas”.

A respeito do prazo de conclusão da obra, Jacques afirmou que está estimado em 18 meses. “Com a condição de somente liberar a área do Elite com a entrega do novo Centro Administrativo pronto para uso, esse prazo pode ser acelerado na medida do interesse da empresa que vencer o edital”. Será aberto um edital com o modelo de negócio, o que pode ampliar o número de empresas interessadas.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!