Busca rápidaX


Prefeitos da Amuplam esperam descentralização de recursos como resultado da Marcha a Brasília

9 de abril de 2019

A movimentação na Capital Federal é intensa com a Marcha a Brasília em Defesa dos Município, que acontece até quinta-feira. A Rádio Progresso acompanha o evento e, nesta terça-feira, 09, ouviu vários representantes da região.

O prefeito de Jóia e presidente da Associação dos Municípios do Planalto Médio, Adriano Marangon de Lima, disse que a programação visa reivindicar mais dinheiro para os municípios. Citou o slogan da campanha do atual presidente da República, Jair Bolsonaro, ou seja, “Menos Brasília e Mais Brasil”, como um fator que precisa ser colocado em prática, a fim de que os recursos fiquem mais nas prefeituras.

Marangon comentou que a Marcha pressiona, por exemplo, para que as verbas resultantes da produção do petróleo na camada pré-sal sejam distribuídas para todos os municípios brasileiros, e não apenas onde há poços de petróleo.

Já o prefeito de Augusto Pestana, Vilmar Zimmermann, comentou que espera novas mudanças na lei de licitações, pois as prefeituras precisam ter maior limite de valor para dispensar processos licitatórios a fim de adquirir produtos.

Zimmermann ainda observou que Augusto Pestana conseguiu em torno de 17 milhões de reais como resultado das conquistas das últimas Marchas a Brasília, o que comprova a importância dessa mobilização.

O prefeito de Pejuçara, Eduardo Buzatti, também presente na Marcha em Defesa dos Municípios, ao falar na RPI, ressaltou que todos os 11 municípios da Amuplam participam da programação. Buzatti também preside o Consórcio Intermunicipal de Saúde, o Cisa, com sede em Ijuí.

Amanhã à tarde vai ocorrer encontro de consórcios como parte das atividades da Marcha a Brasília, o que reforça ainda mais a importância dessa organização. Eduardo Buzatti entende que os consórcios começam a ser vistos com outros olhos, até pelos problemas no SUS, para que a população não fique desprotegida, além de ser apoio aos municípios.

Quem também está na Capital Federal é o prefeito de Nova Ramada, Marcus Bandeira. Ele espera que a União anuncie retorno dos royalties do petróleo para os municípios, ainda recursos referente à Lei Kandir e aumento de 1% do FPM – Fundo de Participação dos Municípios.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí