Busca rápidaX

Prefeitos da região Celeiro pedem melhoria na segurança e lombada eletrônica

6 de maio de 2018

Prefeitos da região Celeiro estiveram em Porto Alegre e participaram de audiência com o secretário estadual de Segurança Pública, Cesar Schirmer, também com o superintendente substituto do DNIT, Delmar Pellegrini Filho. Na secretaria de segurança, os prefeitos entregaram documento ao secretário Schirmer a fim de solicitar aumento de efetivo nos municípios da Amuceleiro, uma vez que 7, dos 21, que compõem a região contam com menos de 5 policiais.

O principal argumento para o pleito é o grande número de ocorrências que vêm sendo registradas nos municípios nos últimos meses e que está acentuando o sentimento de insegurança na população regional, além de que, a meta do governo do Estado até o final do ano passado era que cada município tivesse pelo menos 5 policiais.

O secretário Schirmer reconhece que a região Celeiro é diferenciada e necessita de atenção especial, tendo em vista que é fronteiriça com a Argentina, faz divisa com Santa Catarina, tem reservas indígenas e não está com o Porto Soberbo em funcionamentoi, por isso a questão de reforçar o policiamento é urgente. Afirmou, ainda, que irá trabalhar para que nos próximos dias os municípios que têm menos de 5 policiais sejam beneficiados com a destinação de mais efetivo.

Outro assunto tratado na audiência foi sobre o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), que é um programa que foi criado a partir da necessidade de unir esforços entre instituições federais, estaduais e municipais e a sociedade civil organizada para o enfrentamento da violência e da criminalidade no Rio Grande do Sul. Este sistema está calcado em cinco vetores de integração: prevenção; operações; tecnologia; inteligência e informações; e ressocialização e sistema penitenciário. O sistema permitirá ao Poder Público prover melhor atendimento ao cidadão na área da segurança pública, com otimização dos recursos humanos e materiais, compartilhamento de tecnologias e informações entre os municípios e o Estado.

Três municípios da região Celeiro já aderiram ao SIM. São eles, Redentora, Santo Augusto e Chiapetta e outros têm interesse, para tanto, os prefeitos solicitaram informações detalhadas sobre as configurações mínimas que os equipamentos de vídeo monitoramento (ex. câmeras) devem ter para serem compatíveis com o sistema do Estado.

Outro encaminhamento que resultou da audiência foi a possibilidade de criação de uma central regional de videomonitoramento, que a princípio terá sede em Três Passos, visto a disponibilidade de toda estrutura do 7º BPM. De acordo com o presidente da Amuceleiro e prefeito de Chiapetta, Eder Both, “é um projeto grandioso e viável para a região que poderá contribuir significativamente para a redução da atuação dos criminosos nos nossos municípios, o fato destes saberem que a região está monitorada com câmeras e que tem uma central controlando tudo, já inibe bastante a ação dos bandidos”, exaltou.

No DNIT, por meio de ofícios, os prefeitos solicitaram a instalação de lombadas eletrônicas nas proximidades do trevo do CITEGEM, em razão do elevado número de acidentes registrados nos últimos meses. De acordo com o superintendente do DNIT, Delmar Pellegrini Filho, o governo federal já realizou processo licitatório para aquisição de novas lombadas e que o mencionado trecho está contemplado para ser beneficiado.

No entanto, o procedimento de instalação pode demorar um pouco. Nesse sentido os prefeitos da Amuceleiro sugeriram como medida paliativa, até a efetiva instalação das lombadas, que seja feito uma rotatória no trevo, pois entendem que essa alternativa reduziria significativamente os acidentes no local. Para fortalecer e viabilizar essa alternativa da rotatória, no próximo dia 14 a Amuceleiro vai ter audiência com o responsável do DNIT da regional de Cruz Alta, para tratar do assunto. Participaram das audiências os prefeitos de Barra do Guarita, Chiapetta, Inhacorá, Humaitá e Miraguaí.

 

.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
error: Conteúdo protegido!