Busca rápidaX

MANCHETES

Prefeitura de Caxias do Sul suspende visita de escolas à exposição com imagens de nudez

22 de novembro de 2018

A prefeitura de Caxias no Sul suspendeu as visitas de escolas municipais à Câmara de Vereadores por causa de uma exposição que tem imagens de nudez. A suspensão é válida até o fim da mostra, prevista para o dia 30 de novembro.

A mostra chamada ‘Santificados’ é do artista Rafael Dambros, e retrata símbolos religiosos inspirados na iconografia católica. É a representação de imagens sacras usadas nas igrejas, e também nas ideias do artista italiano Michelangelo, conhecido pelos afrescos da Capela Sistina.

De acordo com a prefeitura, a medida foi tomada depois que alguns pais reclamaram das imagens de “homens e mulheres nus com órgãos genitais aparentes”.

Em um vídeo, publicado no Facebook, Rafael explicou que a exposição é resultado de um trabalho de pesquisa de quatro anos, com leituras de trechos da Bíblia, vida e obra de alguns santos. “Todos esses personagens, alguns são reais, outros não, se transformaram em mártires porque foram mortos, perseguidos ou presos por justamente levar uma mensagem de amor e de respeito em locais onde isso não era muito aceito. Levando a filosofia cristã. Quando eu trago a figura, hoje, de uma forma mais contemporânea, eu tento trazer a questão do olhar no sentido de, hoje, quem é que está sendo transformado nesse mártir? Quem que está sendo perseguido? Quem é que nós estamos excluindo?”

Em nota, o prefeito Daniel Guerra repudiou a exposição, por considerar que as crianças foram submetidas a uma mostra inadequada, e criticou a falta de zelo da Câmara de Vereadores. As escolas que tinham visitas agendadas foram orientadas a conhecerem outros locais, ou adiarem a visita à Câmara, até o final da exposição.

O artista informou que até agora nenhuma escola visitou a exposição, mesmo antes da suspensão. “Acredito que esteja sendo usada como uma cortina de fumaça para esconder problemas reais e tirar o foco das críticas. As escolas são livres, assim como os pais para visitar ou não a exposição”.

A Câmara de Vereadores informou diz que o espaço é aberto e gratuito para a artistas locais fazerem exposições.

Compartilhar
  • 15
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    15
    Shares
Fonte: G1-RS.
error: Conteúdo protegido!