Busca rápidaX

MANCHETES

Prefeitura de Cruz Alta entrega kits com alimentos para crianças em vulnerabilidade que estão sem aulas

19 de março de 2020

A suspensão das aulas a partir de hoje, como medida de prevenção à disseminação do COVID-19 não deve afetar a segurança alimentar das crianças da rede municipal de Cruz Alta. Em reunião o CAE, Conselho de Alimentação Escolar, autorizou que a Secretaria Municipal de Educação realize a entrega de kits de alimentos para impedir que qualquer situação de desnutrição infantil se agrave, bem como garantir a alimentação como uma forma de reforço da imunidade.

Cada escola, com base no seu banco de dados, está elaborando uma lista das famílias que necessitam do auxílio. Estas famílias serão avisadas e receberão o kit direcionado às crianças com alimentos selecionados pela Nutricionista da rede municipal de educação, que deverão ser suficientes para dez dias, podendo ser complementados posteriormente. Os kits serão enviados às escolas, onde a entrega para as famílias acontecerá na sexta-feira, dia 20 de março.

O momento é de conscientização e solidariedade, afirma a Secretária Municipal de Educação, Dr.ª Elizabeth Fontoura Dorneles. “A suspenção das aulas para a preservação da saúde das nossas crianças, professores e funcionários é um momento em que devemos nos conscientizar e solidarizar. Aquelas crianças que têm a escola como referência alimentar, devem ter esse direito garantido. Não podemos permitir que os alunos em situação de vulnerabilidade social passem necessidades, pois uma criança bem alimentada tem sua imunidade fortalecida. Por isso estamos fazendo esse esforço, juntamente com cada escola e cada diretor. Contamos com a solidariedade de toda a comunidade, para que entenda que este benefício é direcionado para quem mais precisa neste momento. Também contamos com a conscientização de todas as famílias para que se resguardem em casa até que essa situação passe, e que neste período estimule que os alunos façam suas leituras e atividades indicadas pelos professores”, destacou a Secretária Elizabeth.

Além da garantia da alimentação para as crianças, a Secretaria Municipal de Educação determinou que as escolas preparem kits de livros para os estudantes utilizando os materiais disponíveis no acervo. O objetivo desta ação é que as crianças continuem vinculadas com a leitura e a escrita, elementos fundamentais para a aquisição de todos os conhecimentos. As atividades também valem para os alunos da Educação Infantil, pois o contato com os materiais de leitura é imprescindível para atender a uma das fases iniciais para a alfabetização.

Decreto Municipal

Na última segunda-feira (16), a Administração Municipal publicou o Decreto Nº 101/20, que aborda medidas para o enfrentamento do Coronavírus (COVID-19) em Cruz Alta. A medida considera a emergência em saúde pública de importância nacional declarada pela Organização Mundial de Saúde, em 30 de janeiro de 2020, em razão do novo coronavírus. 

A partir do Decreto, com o objetivo de resguardar o interesse coletivo na prevenção do contágio e na propagação coronavírus, pelo prazo mínimo inicial de 15 dias estão suspensas as seguintes atividades: realização dos eventos e atividades com a presença de público, ainda que previamente autorizadas, que envolvem aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos, culturais, científicos, religiosos e afins. Da mesma forma estão suspensas atividades coletivas de cinema, teatro, shows, desfiles, passeatas e afins.

Além disso, a realização de atendimentos em grupos nos serviços sociais assistenciais e de saúde estão vedados, com exceção dos prioritários.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!