Busca rápidaX


Prefeitura de Ibirubá quer investigar existência de suposto túnel usado por nazistas na cidade

11 de setembro de 2019

A Prefeitura de Ibirubá, cidade de cerca de 20 mil habitantes localizada no Nordeste do Rio Grande do Sul, pretende investigar uma suspeita histórica: a de que, no subsolo do Centro da cidade, haveria um túnel supostamente utilizado como rota de fuga por nazistas na Segunda Guerra Mundial.

O prefeito da cidade, Abel Grave (PRB), planeja fazer perfurações para tentar localizar a estrutura, mas ainda não tem data prevista para isso. A intervenção seria feita com recursos próprios e com as equipes da prefeitura.

“Temos buscado a prudência na ação”, diz o prefeito. Caso nada seja localizado, a prefeitura pretende fechar a escavação no mesmo dia, para evitar transtornos.

Se a existência do túnel for confirmada, o prefeito diz que tem intenção de contatar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e outros órgãos de apoio ao patrimônio público para idealizar um espaço turístico no túnel. “Para recuperar essa história, que de repente em algum momento ficou obscura, mas é a história do nosso município que será desvendada”, afirma Abel.

Conforme pesquisas, reportagens antigas e a crença popular de moradores, o suposto túnel está na região central da cidade, com ramais que totalizariam cerca de dois quilômetros de extensão.

Fonte: G1