Busca rápidaX

Prefeitura de Ijuí analisa novo decreto para reabrir lojas do comércio

15 de abril de 2020

O governador Eduardo Leite anunciou, na tarde de hoje, que os prefeitos terão autonomia para definir novas regras de funcionamento do comércio e outras atividades empresariais durante a pandemia de Covid-19. Utilizando como base os dados científicos da pesquisa sobre o Coronavírus realizada na última semana pela Universidade Federal de Pelotas – Ijuí foi uma das cidades que participaram do estudo -, o governador liberou praticamente todas as regiões do Estado das regras mais rígidas, constantes no último decreto que havia determinado o fechamento total de várias empresas, principalmente as do comércio e do segmento de serviços.

No anúncio feito hoje, Eduardo Leite manteve as restrições apenas na região Metropolitana e na Serra Gaúcha, locais onde o número de casos confirmados de Covid-19 é mais elevado, exigindo um distanciamento social mais efetivo.

Com isso, a prefeitura de Ijuí deve emitir novo decreto municipal, que está sendo estudado pela administração após o anúncio do governador. Conforme o prefeito Valdir Heck, porém, será preciso aguardar a formalização das novas determinações repassadas hoje.

“Temos que aguardar a formalização do decreto estadual, o que deve ocorrer entre a noite desta quarta-feira e o início da manhã de quinta-feira. O documento trará uma série de exigências do Estado para que os municípios flexibilizem as regras de funcionamento das empresas, e nós precisamos seguir à risca estes itens que serão detalhados”, comentou Valdir Heck.

O prefeito ainda tranquilizou os empresários de Ijuí, e afirmou que já existe uma maturidade maior para a reabertura, mesmo que parcial, de grande parte das atividades comerciais. No entanto, Valdir Heck garantiu que para esta quinta-feira ainda estarão em vigor as regras atuais, que limitam o funcionamento dos empreendimentos locais. A tendência é de que um novo decreto municipal seja editado amanhã, logo cedo, com novas orientações e regramentos que devem passar a valer a partir de sexta-feira, dia 17 de abril.

Sobre o uso de máscaras, o prefeito ainda disse ser favorável ao uso da proteção por parte de todos aqueles que têm que sair às ruas, independente de estarem ou não em grupos de risco. Porém, uma orientação pública para a utilização das máscaras ainda está sendo estudada, pois profissionais de saúde serão consultados sobre essa possibilidade e sua eficácia no combate à propagação da Covid-19.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí.
error: Conteúdo protegido!