Busca rápidaX

Prefeitura de Ijuí discute alternativas para atividades esportivas e eventos

10 de agosto de 2020

Algumas atividades econômicas em Ijuí estão totalmente paralisadas há praticamente cinco meses. É o caso, por exemplo, das quadras esportivas, que não puderam reabrir um dia sequer desde a segunda quinzena de março. Preocupada com isso, a prefeitura de Ijuí está organizando uma série de reuniões com empresários de segmentos atingidos de forma mais profunda pela pandemia, a fim de discutir alternativas e apresentar um panorama sobre a possibilidade de retomada, mesmo que gradual, de algumas atividades. Em entrevista à Rádio Progresso na manhã de hoje, o secretário de Governo de Ijuí, Telmo Alves, afirmou que o poder Executivo realiza uma série de estudos sobre a viabilidade jurídica e epidemiológica para o retorno de alguns segmentos

“Primeiro analisamos a questão jurídica, se o retorno de determinada atividade não fere os decretos que estão em vigor. Havendo a possibilidade de retomada, levamos o caso para o comitê de crise da Covid-19, onde profissionais da saúde e de outras áreas desenvolvem planilhas de estudos sobre a possibilidade de funcionamento da atividade econômica em questão”, explica Telmo Alves.

Uma das maiores reclamações vem do segmento de eventos, tanto de promotores quanto de empresários do ramo de pubs, bares e casas noturnas. Sobre isso, o secretário Telmo Alves afirma que o decreto estadual veda a operação desses serviços. “A gente analisou a viabilidade jurídica de flexibilizar os eventos, e essa é uma questão que se enquadra no decreto estadual número 55.240, que determina as medidas sanitárias a serem adotadas em todas as cidades. O sistema de distanciamento controlado, mesmo em bandeira amarela (que não é o caso de Ijuí) trata eventos em ambientes fechados ou abertos como proibidos. Então o município não pode ser contrário a essa determinação estadual”, aponta o secretário. Telmo Alves lembra que alguns municípios autorizaram a liberação dos eventos, mas os prefeitos dessas cidades foram alvo de ações do Ministério Pública, e tiveram que revogar a flexibilização. No entanto, o secretário de Governo vislumbra que na próxima quarta-feira, em reunião marcada com empresários do ramo de eventos, serão discutidas alternativas de flexibilização das medidas para a retomada gradual das atividades.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí.
error: Conteúdo protegido!