Busca rápidaX

Prefeitura de Ijuí divulga balanço de 2019

31 de dezembro de 2019

A prefeitura de Ijuí apresentou ontem, em evento no salão Farroupilha, balanço do ano de 2019 de todas as secretarias. Segundo o prefeito Valdir Heck os dois primeiros anos de gestão foram difíceis e nesse terceiro ano os investimentos estão acontecendo.O chefe do executivo avaliou o momento como “auspicioso”.

Todas as secretarias apresentaram, na oportunidade, as principais atividades realizadas durante o ano.  A secretária de planejamento, Márcia Boniatti, apresentou um ranking de cidades inteligentes. Ijuí está colocada no estado na quarta colocação em economia, quinto em educação e décimo segundo em empreendedorismo.

 Segundo a secretária, o objetivo da pasta é aumentar cada vez mais a facilidade de acesso aos serviços da prefeitura. Márcia apresentou ainda o crescimento da cidade em metros quadrados em relação a novos projetos e regularizações. Em 2017 foram 89.654 m², em 2018 o número aumentou para 116.058 m². Já em 2019 o dado está em 170.185 m². Boniatti destacou ainda o crescimento do PIB de Ijuí que está na posição 21 entre os 25 maiores PIBs do RS.

Apresentando as principais ações da secretaria de educação, Eleandro Lizot destacou obras realizadas na área. Segundo ele, a partir de março de 2020, 70 novas vagas serão criadas na educação infantil através da ampliação da escola Trilha do saber. Além disso o secretário destacou a importância do projeto Raízes, que implementou a gastronomia típica das etnias nas escolas. E deve inserir no próximo ano projetos relacionados à dança, música e história.

Eleandro ressaltou que serão investidos 3 milhões e 200 mil reais no transporte escolar para que jovens do meio rural não deixem de frequentar a escola.
Na área da saúde, Josias Pinheiro deu ênfase ao novo sistema informatizado de saúde, que realizou a interligação de todos os setores da pasta. O custo anual do sistema é R$ 229.200,00. Segundo ele, a ferramenta facilitou e agilizou o agendamento de consultas e exames. O secretário enalteceu ainda a abertura da UPA 24 horas, que já somou 52 mil atendimentos, desde o dia 20 de julho.

Na área de cultura foi destacada a revitalização do complexo de cultura e lazer, além dos eventos promovidos pela pasta. Segundo o coordenador de esportes, Rogério Dürks, para 2020 estão previstos 4 milhões em investimentos. O valor será aplicado na continuação da revitalização do ginásio e melhorias no anfiteatro da praça da República.
O vice-prefeito e secretário de desenvolvimento rural falou sobre as obras no interior do município. Segundo Valdir Zardin, foram patroladas 562 km de estradas e feitos 65 km de reforma e compactação. O secretário ressaltou a conclusão do asfaltamento da Colônia Santo Antônio e abordou o andamento da obra na saída velha de Catuípe.

A secretária de desenvolvimento social, Romi Rohde, apresentou dados sobre o cadastro único, que soma 8 mil 255 pessoas beneficiadas e o bolsa família, que atende 1.973 famílias. Os valores com os projetos somam R$ 274. 924,00. Os números apontam ainda que 1.929 famílias receberam auxílio alimentar nesse ano.
No projeto hortas domésticas 2 mil 425 famílias foram beneficiadas com kits de sementes de hortaliças. Já a cozinha comunitária serviu 18 mil 573 refeições. Na campanha do agasalho foram distribuídas 21 mil 724 peças. No CRAS os atendimentos somaram 7 mil 465. A secretária destacou ainda a ação Natal nos Bairros que presenteou centenas de crianças.

O secretário de desenvolvimento econômico, Antônio Tâmbara, ressaltou a importância da vinda da Havan pra Ijuí. Tâmbara falou ainda da relevância da Fenii para o comércio local. Na última edição 220 expositores comercializaram seus produtos a 35 mil visitantes. Um importante investimento, segundo o secretário foi a instalação de iluminação e balizamento noturno do aeroporto, que foi de 500 mil reais. O saldo positivo de empregos também esteve no discurso do secretário. Somente no mês de novembro foram gerados 176 empregos na cidade.

Na secretaria de habitação, o destaque foram os atendimentos a famílias que precisaram de materiais de construção em situações emergenciais, que somaram 120. Além disso, Ramsés Lemos ressaltou os loteamentos que beneficiaram 339 famílias.

No setor de obras, o secretário Jair da Rosa afirmou que 3 milhões e 69 mil reais foram investidos, com recursos próprios em obras de asfaltamento, totalizando 73 quadras. Além disso, as obras de calçamento somaram 19 quadras, com investimento no valor de 684 mil reais.

 Outras secretarias e departamentos da administração municipal também fizeram a exposição de resultados de 2019 e projeções para 2020. Para o prefeito o momento é de intenso desenvolvimento que deverá ser mantido no próximo ano.

 

 

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!