Busca rápidaX

MANCHETES

Prefeitura de Ijuí prepara ações de combate à dengue

11 de dezembro de 2019

O município de Ijuí prepara um mutirão de limpeza, referente ao trabalho permanente de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zica vírus e febre chikungunya. Conforme o coordenador da Vigilância Ambiental, Rinaldo Pezetta, haverá recolhimento apenas de materiais e recipientes que podem acumular água e ser criadouros do inseto.

A data do mutirão ainda vai ser anunciada. Para a ação, a prefeitura vai contratar dois caminhões. No momento, os agentes de Saúde e de Combate a Endemias fazem o levantamento dos locais que precisam de limpeza.

A partir de agora, com o calor, a preocupação de combate ao Aedes aegypti se torna mais intensa. Rinaldo Pezetta reforça que nesse processo a população têm fundamental importância, pois pode ajudar muito ao cuidar os pátios de casas e outros locais a fim de manter os locais limpos.

No momento, o índice de infestação pedial do inseto em Ijuí está em menos de 1%, número considerado aceitável. Mesmo assim, a preocupação é constante, até porque o município já sofreu epidemia de dengue.

Existem alguns poucos casos suspeitos de dengue em Ijuí e outros exames em pessoas deram negativos para a doença. Rinaldo Pezetta recentemente participou de um curso, em Brasília, sobre notificação do Aedes aegypti.

Disse que na ocasião foi ressaltada a preocupação, especialmente, com os casos de Zica vírus, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O Zica vírus causa microcefalia em crianças, ou seja, má formação cerebral. Ijuí já teve dois casos dessa doença há cerca de três anos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí