Busca rápidaX


MANCHETES

Prefeitura de Ijuí projeta impacto milionário devido a crise do Coronavírus

19 de abril de 2020

 O Município de Ijuí projeta três cenários para a queda de arrecadação de recursos devido à crise provocada pelo Coronavírus. Medidas como o fechamento do comércio, diminuição do trabalho dos prestadores de serviços, essenciais para o distanciamento social, contribuem inevitavelmente com a queda na arrecadação tributária. Conforme o Secretário da Fazenda de Ijuí Irani Paulo Basso, os cenários até o momento indicam queda de 10,15 e até 25% nos recursos livres da administração direta.  No último índice, a queda na arrecadação de tributos representaria uma perda que ultrapassaria R$30milhões.

 Num cenário um pouco melhor a perda representaria cerca de R$25milhões. Isso, segundo o secretário da fazenda, obrigaria o município de Ijuí a cancelar investimentos próprios em vários pontos da cidade, para evitar o colapso nas contas públicas. Irani Basso disse ainda que desde o início deste ano, a secretaria da fazenda já propôs um contingenciamento de recursos na ordem de 10% da receita corrente líquida, para conseguir cumprir todos os compromissos fiscais durante o ano. O secretário enfatiza que os resultados do mês de Abril serão fundamentais para que medidas mais enérgicas sejam tomadas na contenção das despesas públicas e a garantia da prestação dos serviços para a população.

 Na última semana a Câmara dos Deputados em Brasília aprovou uma projeto de lei que exige que o Governo Federal recomponha as perdas de estados e municípios devido à crise do Coronavírus. A matéria precisa, ainda, ser aprovada pelo Senado Federal.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí