Busca rápidaX


MANCHETES

Administração de Pejuçara denuncia ação criminosa para estragar vacinas

7 de abril de 2021
Prefeitura de Pejuçara

Um fato denunciado pela prefeitura de Pejuçara está sendo investigado pela Polícia Civil. Uma possível tentativa de estragar vacinas e remédios foi informada junto à Delegacia local, após alterações nas voltagens de geladeiras. O fato foi divulgado em nota através das redes sociais da administração municipal. O conteúdo foi intitulado como “Secretaria de Saúde sofre ato de ação criminosa”.

Ocorre que na manhã do dia 28 de março, entre 6h e 7h, a geladeira que armazena as vacinas contra Covid-19, e outras vacinas, apresentou uma troca na voltagem. Esta afirmação foi feita em laudo do técnico responsável pela manutenção da geladeira. No laudo consta a afirmação de que a voltagem da geladeira que deveria ser de 220V foi alterada para 110V. Porém, pela agilidade de servidores, e pela câmara possuir um sistema de segurança com termostato, instalado em paralelo ao controlador eletrônico, que em caso de falha assume automaticamente o controle das funções, não houve prejuízos nas vacinas.

Também, entre os dias 22 e 24 de março, a geladeira da farmácia que acondiciona insulinas, teve a temperatura aumentada. Por, igualmente ter a voltagem de 220 Volts alterada para 110 Volts. Ao perceber o ocorrido, a mesma foi desligada e o material transferido para outra geladeira na mesma sala.

Pela repetição da situação, e por não haver sinais de arrombamento ou furto, a prefeitura diz que “infelizmente, acredita em um ato de ação criminosa”. Assim, tais ocorrências já foram devidamente registradas na Delegacia de Polícia Civil e passam por processo de investigação. As fechaduras e chaves da Secretaria Municipal de Saúde que não haviam sido trocadas, agora, foram todas substituídas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí