Busca rápidaX


Prefeitura de Santa Maria considera surto de infecção intestinal encerrado

4 de janeiro de 2020

Para a Prefeitura de Santa Maria, o surto de infecção intestinal registrado em dezembro na cidade da Região Central do estado está encerrado. Duas crianças morreram e quatro pessoas tiveram o registro grave da doença.

Mais de 1,5 mil pessoas procuraram atendimento médico com sintomas da infecção, como dores abdominais e diarreia, que tiveram diagnóstico de intoxicação alimentar, sem gravidade. A causa do surto ainda é investigada.

As crianças foram vítimas de uma versão mais grave da infecção. Outras quatro pessoas também registraram a doença de forma grave, todos eles ligados a uma escola infantil particular da cidade. O local foi vistoriado, porém não apontou nenhum contaminante.

“Não tivemos nada que nos levasse à conclusão de que ali foi a contaminação. As entrevistas estão sendo finalizadas e todos os casos serão analisados para buscar um ponto em comum. O que acontece é que uma criança pode ter levado a bactéria para dentro do colégio e contaminado as outras”, afirmou o secretário de Saúde do município, Francisco Harrison.

Nove exames foram encaminhados ao Laboratório Central (Lacen) e os resultados foram negativos para a presença de bactérias graves. Mesmo assim, esses exames serão analisados por laboratórios da Fiocruz e da UFRGS, que utilizam métodos diferentes de investigação.

A contaminação por água foi descartada. Ainda assim, a prefeitura segue com orientação de que os cuidados com a higiene devem ter continuidade.

Fonte: G1