Busca rápidaX

MANCHETES

Prefeitura de Santo Ângelo e Corsan acertam sincronização de serviços para evitar danos em asfalto

20 de junho de 2019

Uma ação sincronizada, que permita maior agilidade às obras e sem prejuízos à pavimentação asfáltica foi tema de reunião realizada no Gabinete do Prefeito Jacques Barbosa. O objetivo é evitar que sejam abertas valas para instalação de rede após a recuperação asfáltica das vias. 

Jacques e o vice-prefeito Bruno Hesse estiveram reunidos com o superintendente regional da CORSAN, João Corin da Rosa; gerente local Arakén Maicá e diretor operacional João Steffen. Participaram os secretários municipais de Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros; de Obras, Adolar Queiroz e do Planejamento, José Luiz Ferraz.

A audiência envolveu ainda os representantes das empreiteiras vencedoras das licitações das obras da rede nova ligando os bairros Pilau e Ghellar, de reparos emergenciais e substituições de ramais, dos tapa-buracos e da obra de expansão da rede, com investimento de R$ 20 milhões e já licitada via Badesul. Para essas obras será realizada ação de informação prévia do cronograma aos cidadãos, comunicando os dias de fechamento das vias para evitar maiores transtornos.

A obra de expansão de rede abrange a instalação da rede de esgoto em vias como a Marquês do Herval e Marechal Floriano, no centro da cidade. Para evitar maiores problemas, será realizada, primeiro a instalação da rede coletora, para depois ser feita a pavimentação asfáltica.

Além da sincronia dos cronogramas, o Governo Municipal também reforçou a cobrança pelo capricho das empresas contratadas para a recuperação das vias, incluindo a sinalização viária, cuidado com o adensamento e utilização do asfalto quente. Inclusive, uma multa de R$ 3 milhões foi aplicada devido a esse problema.

O prefeito Jacques Barbosa reforçou que a cobrança foi feita às empreiteiras para que sejam evitados maiores transtornos aos cidadãos e também uma otimização dos recursos públicos. Outro assunto tratado na reunião foi relativo a execução da obra de drenagem e canalização correta da água da Estação de Tratamento localizada no Bairro São Carlos até o Rio Ijuí.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, o expurgo que sai da Estação de Tratamento será devidamente canalizado até o desaguadouro no rio, evitando que atinja os pátios.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura