Busca rápidaX

Prefeitura de Santo Ângelo lança campanha para frear contágio de Covid-19

1 de dezembro de 2020
Foto: Fernando Gomes

Uma campanha de conscientização de combate à disseminação do novo Coronavírus foi lançada nesta terça-feira (1º) em Santo Ângelo. O objetivo é alertar a população para a necessidade de cumprir as medidas de prevenção contra a Covid-19.

O conceito da campanha trata as pessoas que não cumprem os protocolos de saúde como cúmplices do vírus. A campanha será dividida em ações estratégicas e pontuais, com uso de espaços nos órgãos de imprensa e das redes sociais.

A ideia é sensibilizar a população sobre a importância de redobrar a atenção para cuidados, como o uso de máscara sempre que precisar sair de casa, higienizar as mãos corretamente com água e sabão, além do uso do álcool em gel e, especialmente, evitar aglomerações.

A apresentação foi realizada pelo Governo Municipal de Santo Ângelo, Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus, formado por entidades e instituições empresariais, de saúde e de segurança, com apoio da agência Belif Encantamento.

AÇÃO CONJUNTA

Conforme o prefeito Jacques Barbosa, a ideia é mostrar à população a importância da prevenção e ressaltar os cuidados para conter a proliferação do Coronavírus. “Precisamos agir em conjunto, para preservar a saúde da população e manter a economia em sua plenitude”.

Jacques também destacou o conceito da campanha, que conclama as pessoas que cumprem os protocolos de saúde a ajudar na cobrança aos demais. O prefeito reforçou que o momento é de muita atenção, com uma morte a cada quatro dias e 35 casos por dia em novembro, com 51 óbitos até esta terça-feira (1º). “São números preocupantes, mais do que nunca precisamos usar corretamente as máscaras, higienizar as mãos com frequência e evitar aglomerações. O vírus não circula sozinho, mas pelas pessoas. Hoje os mais jovens estão se contaminando e transmitem o vírus aos seus familiares, e entre eles estão pessoas do chamado grupo de risco”.

NÚMEROS PREOCUPANTES

A enfermeira Daniana Pompeo, integrante da Comissão de Vigilância Epidemiológica de Prevenção e Combate à Covid19 Regional e do Comitê Municipal, apresentou números relativos à pandemia em Santo Ângelo. Reforçou que até esta terça-feira já estavam confirmados 2.648 casos e 22 pessoas estavam internadas com a doença confirmada, sendo 13 nas UTIs dos hospitais de Santo Ângelo. “As pessoas somente se dão conta do quanto é dolorido quando acontece nas suas famílias. É preciso ter consciência que todos podem se ajudar evitando a transmissão”.

Daniana lembrou ainda, que hoje o maior contingente de infectados está na faixa etária dos 21 aos 40 anos. “São as pessoas que estão nas aglomerações. Muitas não vão adoecer, mas vão transmitir o vírus para os seus pais e seus avós. O momento é crítico e a campanha vem numa hora muito importante”.

PACTO

A secretária municipal de Saúde, Andréia Bernardi, reforçou a importância da ação de cada pessoa para reverter o quadro da pandemia. “Temos que fazer um pacto na nossa sociedade, somente com todos se cuidando é que poderemos melhorar o quadro”.

A secretária falou ainda a respeito das ações do Governo Municipal no combate a pandemia, com a instalação do Centro de Enfrentamento a Covid-19 na UPA 24 Horas, o que atende a demanda ambulatorial, evitando aglomerações nos prontos-atendimentos do Hospital Santo Ângelo e Unimed Missões.

CONCEITOS DA CAMPANHA

O publicitário Josemar Moro Júnior, da Belif Encantamento, apresentou as linhas gerais da campanha. Conforme ele, muitas ações são realizadas reforçando os protocolos de prevenção, entretanto, pelo avanço dos casos, o resultado não tem sido o esperado. “Diante disso, buscamos uma visão diferente, mostrando que aqueles que ignoram as orientações são cúmplices da circulação do vírus”.

Júnior acredita que a campanha fará com que as pessoas se sintam emocionalmente instigadas a ter um comportamento diferente e aqueles que já cumprem com as medidas preventivas possam servir de fiscais para que isso aconteça.

Representantes das entidades e instituições que integram o Comitê Municipal deixaram o local com materiais para a divulgação e foram convidados a compartilhar a campanha nas redes sociais: Facebook: @quemecumplicedovirus; Instagram: @quemecumplicedovirus; http://quemecumplicedovirus.com.br/

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Prefeitura de Santo Ângelo
error: Conteúdo protegido!