Busca rápidaX


MANCHETES

Prefeituras da Amuplam começam reduzir atividades para fechamento do ano financeiro

1 de dezembro de 2021

Na manhã de ontem, o vice-prefeito de Ajuricaba, Paulo Dolovitsch, participou da  reunião da Amuplam – Associação dos Municípios do Planalto Médio, por  motivo do prefeito Ivan Chagas estar cumprindo agenda na capital de  todos os gaúchos.

Conforme Dolovitch, foram tratados importantes assuntos de interesse  do município, como por exemplo a definição sobre o leilão da Folha de  Pagamento, bem como a definição do convenio sobre a possibilidade da  terceirização dos serviços de fornecimento de água e gestão do esgoto,  que hoje é gerido pela Corsan, e outros assuntos de interesse dos  municípios, como a implantação de turno único.

Sobre a questão do convenio com empresa de agua e esgoto, existe um  grande imbróglio. Dentre os gargalos da discussão, em relação a  Corsan, a insegurança da assinatura do convênio está principalmente a  dificuldade da estatal cumprir com as cláusulas definidas no próprio  contrato. Por outro lado, a terceirização, gera um temor da prática de  custos abusivos pelos serviços prestados.  Novas discussões deverão  avançar sobre o caso.

Em relação a Folha de Pagamento, quando se pensava em fazer um leilão  coletivo, porém cada município tem uma peculiaridade. Desta forma a  gestão será individualizada, optando por licitação ou renovação. Também muitos municípios da região irão adotar o turno único, como  medida de economia. Alguns municípios até mesmo já estão com redução  das atividades, como o trabalho das máquinas somente para serviços  emergenciais, visando o fechamento orçamentário. A administração de  Ajuricaba está com as atividades intensificadas, principalmente em  relação as máquinas no interior. Outras ações estão sendo planejadas e  em relação ao turno único, no momento está descartado.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí e prefeitura de Ajuricaba