Busca rápidaX

MANCHETES

Prefeituras da região encaminham projetos para compra de vacinas contra a Covid

5 de março de 2021

A Famurs, em parceria com a Associação Gaúcha de Consórcios Públicos, montou uma comissão jurídica para acelerar o processo de compras de vacinas contra a Covid, por parte das prefeituras. A comissão é presidida pela diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste, o Cisa, com sede em Ijuí, Elizabete Rolim de Jesus. Segundo ela, já foram enviados pareceres às prefeituras do Estado para adesão ao processo de compra. Estes pareceres são transformados em projetos de lei, e têm que ser aprovados pelas Câmaras de Vereadores.

Os valores variam para cada região. Só entre os 41 municípios de abrangência do Cisa de Ijuí, está prevista a compra de 500 mil unidades de imunizantes contra a Covid. No entanto, conforme Elizabete de Jesus, uma das dificuldades é a segurança jurídica para que o Ministério da Saúde não requisite as doses. A associação de consórcios mantém contato com três laboratórios internacionais, e a esperança é que a aquisição de doses ocorra ainda neste mês.

Em Ijuí, o secretário de Saúde, Márcio Strassburger, confirmou a adesão da prefeitura, mas não informou o valor reservado para a compra de vacinas. Já em Ajuricaba, o prefeito, Ivan Chagas, informou que ontem encaminhou para o Legislativo matéria que pede autorização a fim de abrir crédito adicional para comprar vacinas anti-Covid. O projeto deverá ser aprovado na sessão ordinária da Câmara da próxima segunda-feira à noite. O prefeito ajuricabense explicou que não há especificação do montante de dinheiro, pois não existe valor definido para cada dose e também não se sabe quanto de remessa do imunizante o governo federal ainda vai encaminhar.

Em Jóia, ontem, o prefeito, Adriano Marangon de Lima, assinou termo de adesão do município para compra de vacinas contra a Covid. Além disso, assinou projeto que vai ser enviado à Câmara de Vereadores a fim de solicitar autorização para a aquisição do imunizante. Em Augusto Pestana, ontem, o Executivo protocolou na Câmara de Vereadores o projeto para aquisição dos imunizantes. Em Cruz Alta, nesta semana, a prefeitura anunciou 3 milhões de reais para compra de vacinas anti-Covid. Tenente Portela é outro município que assinou protocolo de intenção para aquisição dos mesmos imunizantes.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!