Busca rápidaX


Presidente da Aprosoja/RS enfatiza incerteza do preço da oleaginosa e falta de competitividade para o agricultor

4 de julho de 2019

O momento é de comercialização da soja da safra recém colhida, por parte de agricultores. O preço da saca, nesta quinta-feira, na região de Ijuí está em média de R$ 69,54. O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul e agricultor em Giruá, Luis Fucks, ressalta que não dá para fazer previsão sobre o preço daqui para frente.

Destacou que isso depende, muito, da demanda chinesa, visto que o país é um grande comprador da oleaginosa brasileira, além da chamada guerra comercial entre China e Estados Unidos. Luis Fucks disse para a RPI que falta competitividade para o produtor brasileiro, pois o denominado custo/Brasil é muito alto, ou seja, se gasta muito para produzir soja.

O presidente da Aprosoja do Rio Grane do Sul enfatizou a necessidade de que o governo permita a compra de insumos em países do Mercosul, que possuem preços mais baixos do que no Brasil. Luis Fucks observou que o agricultor se proteja e faça o travamento entre preço da soja e custo das lavouras para a próxima safra, a fim de garantir mais renda. A venda de soja futura é um desses mecanismos.

Domingo, 07, Luis Fucks vai ampliar o tema, além de falar sobre o recente acordo União Européia-Mercosul, durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI, às 8 hs.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí