Busca rápidaX

MANCHETES

Presidente da Famurs comemora anuncio de dinheiro atrasado na saúde mas alerta para demais valores

23 de maio de 2019

O anúncio do governo estadual de pagar 216 milhões de reais em atraso da área da saúde traz certo alento para municípios gaúchos. Ao falar na Progresso, o presidente da Famurs e prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, disse que 162 milhões são direcionados para prefeituras e o restante para hospitais.

A quitação vai ocorrer em 16 parcelas. A primeira etapa de repasse de recursos acontecerá no mês que vem com atendimento de aproximadamente 350 municípios que têm parcelas menores para receber. Em julho a previsão é iniciar pagamento para pequenos hospitais e de agosto em diante para todos os município.

Para as prefeituras, o dinheiro a ser recebido ficará como repasse livre. Com isso, os municípios poderão investir na saúde ou outras áreas, já que em anos anteriores as prefeituras retiraram recursos de outros segmentos para atender a saúde, justamente pela falta de repasse do Estado.

 Porém, o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul alertou que o governo gaúcho ainda vai ficar devendo 480 milhões de reais, também de dinheiro atrasado da saúde, para prefeituras e hospitais.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí