Busca rápidaX

Previsão muda e região de Ijuí não deverá ter geada tardia

1 de setembro de 2020
Geada no dia 21 de agosto foi a maior deste inverno na região de Ijuí

A tendência do clima apresenta alteração para Ijuí e microrregião e praticamente não há previsão de geada tardia, segundo disse hoje pela manhã, durante entrevista na RPI, a meteorologista, Desireé Brandt, da Somar Meteorologia. Isso porque, a previsão não indica queda acentuada de temperatura para este mês de setembro, a ponto de ter formação de geada na região de Ijuí, tendência que existia no começo do inverno.

A informação traz alento, especialmente para os agricultores, visto que a geada tardia prejudica severamente as culturas do período, principalmente o trigo. Desireé Brandt frisou que setembro deverá ser bastante chuvoso em Ijuí e microrregião, com precipitação climática acima da média.

Nesses próximos dias as temperaturas não devem reduzir muito e ficar com mínimas entre 12 e 13 graus e máxima ao redor de 20 graus. A temperatura só deve ter um pouco mais de queda a partir da segunda-feira que vem.

Numa previsão mais longa, a meteorologista da Somar informou na mesma entrevista na Progresso que já no mês que vem a região de Ijuí poderá verificar períodos de falta de chuva e temperaturas mais altas. Ou seja, assim vai começar a primavera. Com o Oceano Pacífico mais frio, a consequência deverá ser a falta de chuva, inclusive no verão, por exemplo, no início do próximo ano.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí