Busca rápidaX

Champs Elysees

Primavera: A estação das alergias

25 de setembro de 2018

Com a chegada da Primavera, aparecem também as doenças relacionadas as alergias. Renites e Sinusites são as mais observadas em todo o estado do Rio Grande do Sul. O Pólen de plantas como Aveia ou Azevém, culturas agrícolas, desta época do ano, são os fatores que mais contribuem com o aparecimento das alergias.

Segundo o Médico Alergista João Batista Zimmermann, o número de casos já é extenso a ponto de, ser tratado como um problema de saúde pública.  A orientação do profissional, é procurar um médico e nunca efetuar a automedicação, com uso principalmente de corticoides, que poderão afetar outras resistências do corpo. Conforme João Batista Zimmermann, as vacinas, encontradas hoje em clínicas particulares, são os principais métodos de prevenção e podem se constituir na cura total da doença alérgica, ou ao menos amenizar os sintomas durante vários anos.

Em entrevista ao programa Rádio Ligado da Rádio Progresso, nesta Terça Feira(25) o Médico João Batista Zimmermann salientou que o Sistema Único de Saúde(SUS) não dispõe de médico especialista em alergias, tampouco de vacinas para prevenir e combater as doenças, o que dificulta o acesso de grande parte da população ao tratamento adequado e acaba, de uma forma ou outra, não curando a patologia.

Outro ponto levantado pelo especialista, diz respeito a pouca rotatividade de culturas de inverno. “Seria Preciso repensar também a postura agrícola, nesses casos” destacou Zimmermann. Algumas pessoas atribuem como “Mito” as alergias estarem mais presentes na estação das flores, algo que, para João Batista é real. “Não a nada de mito nessa informação. Realmente as doenças alérgicas aparecem com muito mais frequência na primavera”. Afirmou o médico.

Compartilhar
  • 41
  •  
  •  
  •  
  •  
    41
    Shares
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí/

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!