Busca rápidaX


MANCHETES

Primavera deve ser marcada por chuvas abaixo da média na região de Ijuí

21 de setembro de 2020

Amanhã, dia 22 de setembro, inicia a primavera. Conforme o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, o clima da nova estação deve ser influenciada pelo fenômeno La Niña. Isso significa que há o resfriamento das águas do oceano pacífico, o que representa uma expectativa de chuva inferior ao normal, tanto na primavera quanto no verão.

Segundo Celso, o fenômeno perde a intensidade, portanto o risco de estiagem persistente é um pouco menor. A chuva deve ser inferior a média nos próximos meses e deve haver maior oscilação entre meses chuvosos e períodos mais secos. Situação que perdura no verão.

Celso Oliveira reitera que não há risco de estiagem severa como a região enfrentou no verão passado. Os períodos de umidade devem se concentrar em novembro e nos primeiros dias de janeiro.

Outra característica do La Niña é o atraso do retorno do calor. Por isso, em outubro, há risco de temperaturas mais baixas, principalmente na primeira quinzena. O meteorologista afirma que as mínimas podem ser de 15 graus em meados de dezembro e também na virada do ano. Haverá uma oscilação entre temperaturas elevadas e mínimas mais baixas do que geralmente são registradas no verão.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí