Busca rápidaX

Primeiras lavouras colhidas de trigo e canola na região de Ijuí têm rendimento abaixo do esperado

1 de outubro de 2020

A área do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, total de 44 municípios, registra colheita das primeiras áreas de trigo, porém num percentual muito baixo, em torno de 0,45%. O trabalho ocorre na região Celeiro, onde o cultivo foi realizado antes que outros locais. O rendimento médio é de 32,4 sacas por hectare.

Do restante, 7,80% do trigo está em maturação, 63,60% em granação, além de 28,20% em floração. O potencial produtivo do cereal está abaixo do esperado, devido aos danos ocasionados pelas geadas e pelo menor tamanho das espigas. Além disso, existe aumento da incidência de pulgões na planta.

Em relação à aveia branca, 7,30% da área já foi colhida na abrangência da Emater regional, em Ijuí, com produtividade média de 34,6 sacas por hectare. 28,70% está em maturação. Já a cevada, a fase mais adiantada no momento é de maturação, com 15,30% nessa situação.

No tocante à canola, a colheita na região de Ijuí está em 1,50% e rendimento médio de 10,3 sacas por hectare. 15,30% se apresenta em maturação. As primeiras lavouras colhidas de canola apresentam baixa produtividade e produto fora dos padrões da indústria, com direcionamento, apenas, para alimentação animal. Nas lavouras mais afetadas pelas geadas a cultura está com alongamento de ciclo, emissão de novos brotos, florescimento e formação de novas síliquas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí