Busca rápidaX


MANCHETES

Primeiros dias de Março tem o triplo de atendimento em relação ao início de Fevereiro no Centro de Triagem de Ijuí

4 de março de 2021

Nos dois primeiros dias de Março o número de pacientes que procuraram pelo Centro de Triagem (CT) triplicou em relação aos cinco primeiros dias de fevereiro. A informação é do coordenador do serviço em Ijuí, enfermeiro Tiago Zientarski. Do dia 01 ao dia 05 de fevereiro 293 pessoas com suspeita da Covid-19 buscaram atendimento no CT, no entanto, somente nos dois primeiros dias de Março, 299 necessitaram do serviço

Diante desse grande aumento de demanda, que triplicou nos dois primeiros dias de Março se comparado aos cinco primeiros dias do mês passado, o espaço, que agora está localizado junto ao prédio da Secretaria de Saúde, foi ampliado no início dessa semana.
Agora toda a estrutura do Posto Central está sendo utilizada. As cinco salas de atendimento foram ampliadas, agora são 15 locais.

Além disso, a equipe de profissionais também precisou aumentar: antes era apenas um médico que atuava no serviço, hoje são quatro profissionais que trabalham 12 horas por dia, ou seja, das 7h às 19h. Os dois enfermeiros que atuavam no CT também não conseguiram mais dar conta da demanda e foi necessário ampliar esse número: agora são oito enfermeiros mais oito técnicos de enfermagem.

Toda essa ampliação se deve a grande demanda por atendimento que aumenta diariamente: nos primeiros cinco dias de fevereiro foram atendidas 293 pessoas, na segunda semana esse número aumentou para 339, já na terceira semana o número quase dobrou, quando 655 pacientes buscaram pelo serviço. Isso sem contar os finais de semana, já que o cálculo é feito de segunda a sexta-feira.

Além disso, o coordenador do CT comenta que a faixa etária das pessoas que buscam pelo atendimento também mudou. Antes os idosos eram a maioria e pacientes entre 70 e 80 anos chegavam ao local com dificuldades respiratórias. Hoje esse problema já é observado em jovens, que representam grande parte das pessoas que buscam pelo serviço.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí