Busca rápidaX

MANCHETES

PróAudi realiza cirurgia com tecnologia inédita no Brasil

24 de agosto de 2021

Foi realizada em Ijuí a primeira cirurgia de implante coclear do Brasil envolvendo o novíssimo MED-EL Sonata 2. O procedimento foi realizado no Hospital da Unimed no último sábado, dia 21 de agosto, e obteve absoluto sucesso.

A cirurgia durou cerca de cinco horas e foi de responsabilidade do médico otorrinolaringologista Dr. Marcos Soares, em parceria com as fonoaudiólogas Tainara Wagner e Catarine Signori, da PróAudi, e com o suporte técnico da MED-EL, desenvolvedora de sistemas auditivos implantáveis e parceira PróAudi no Rio Grande do Sul.

Adaptados por meio de cirurgias, os implantes cocleares promovem a reabilitação em pacientes que já não são favorecidos com o uso de aparelhos auditivos convencionais. O procedimento é realizado para estimular diretamente o nervo auditivo através de eletrodos implantados na cóclea e, assim, possibilitar que esse paciente possa novamente perceber os sons.

O dispositivo implantado por meio da cirurgia fica localizado na cóclea, e o processador de áudio, que permite captar os sons e enviar para o componente interno, é colocado atrás da orelha e se conecta à parte interna através de uma pequena antena. Todo o sistema substitui as funções naturais da audição do paciente.

Os critérios para a indicação do implante coclear variam de acordo com a faixa etária do paciente e com o período de surgimento da surdez. Conforme a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Crânio Facial (ABORL-CCF), alguns critérios são comuns à todos os candidatos, como perda auditiva de grau severo a profundo, experiências anteriores com o uso de aparelhos auditivos e baixo desempenho em testes de linguagem e audição com o aparelho auditivo. A cirurgia de implante coclear pode ser realizada por meio de planos de saúde e SUS.

A equipe PróAudi permanece à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas referentes a esse procedimento. Confira nossos contatos através do site proaudi.com.br ou entre em contato através das redes sociais: no Instagram (@clinicaproaudi) ou Facebook (facebook.com/clinicaproaudi).

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
error: Conteúdo protegido!