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Procon divulga relatório do primeiro semestre de 2017

29 de julho de 2017
O Procon de Ijuí realizou um trabalho minucioso para mostrar as ações desenvolvidas pelo Balcão do Consumidor no primeiro semestre deste ano. Com mais de 20 páginas o documento inclui desde o total de atendimentos 1.138 com queixas variadas perpassando pelos serviços essenciais e assuntos financeiros até reclamações específicas sobre produtos e gêneros alimentícios.

De acordo com o coordenador, Neslon Copetti, para ter um cenário mais claro sobre as principais queixas dos consumidores ijuienses, o relatório distribui as reclamações por itens ou tópicos: serviços essenciais, 460 registros; assuntos financeiros, 363; produtos 175; serviços privados, 113; saúde, 19; habitação, 6; e alimentos, 2.

A telefonia celular continua liderando o ranking de queixas, com 318 registros, ou 55,89% das reclamações. A telefonia fixa é a segunda colocada com 110 queixas, ou 19,33%; e a água/esgoto aparece em terceiro lugar com 12 registros, o que corresponde a 2,11%, mesmo patamar atribuído à energia.

Quando as queixas são sobre produtos, aparelhos de telefone (convencional, celular, interfone, etc) é o líder com 38 reclamações ou 6,68% do montante. Em segundo lugar surge artigo de leitura (formal, jornal, revista, folheto, livros, etc), com 13, ou 2,28% e televisão ( vídeo cassete, filmadora, vídeo-Laser) com os mesmos patamares.

No quesito serviços privados, o maior montante de reclamações recai sobre o item TV Por assinatura, com 36 queixas ou 6,33% dos registros. Os provedores de acesso a Internet, ficam em segundo lugar, respondendo por 5,1% do total, com 29 queixas. Em terceiro lugar aparecem os cursos livres, com 7 registros ou 1,23% do total.

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