Busca rápidaX


MANCHETES

Produção de energia e biofertilizantes: as diretrizes do Marco Legal do Biogás no RS

4 de junho de 2019

O Rio Grande do Sul avança para ter o Marco Legal do Biogás, projeto originado através de encaminhamentos da deputada estadual Zilá Breitenbach, do PSDB, com base eleitoral em Três Passos. Ela também preside a Frente Parlamentar da Matriz Produtiva dos Biodigestores no Estado.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, a parlamentar explicou que a iniciativa visa dar destino mais adequado para dejetos dos animais em propriedades rurais. No geral, o objetivo é transformar os dejetos em energia, com retorno financeiro para os produtores, além de ajudar o meio ambiente.

Zilá Breitenbach comentou que o projeto estabelece linha de credito especial, com valores subsidiados para implantar os biodigestores. O que sobrar dos dejetos, após transformação em energia, vai para produção de biofertilizantes.

Outro desafio é para que as indústrias produzam equipamentos mais sofisticados para esta área. Esses projetos poderá ser implantados também nas áreas urbanas. Na última sexta-feira, chegou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul o projeto de lei, encaminhado pelo governo estadual, justamente que estabelece a criação da Política Estadual e o Programa Gaúcho do Biogás e Biometano – RS Gás.

Por outro lado, hoje a deputada Zila Breitenbach assumiu interinamente a presidência da Assembleia Legislativa e deve permanecer no cargo até amanhã, visto que o presidente, Luis Augusto Lara, está no Chile.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí