Busca rápidaX

MANCHETES

Produção de silagem em Ijuí deverá ter boa qualidade com milho precoce

18 de dezembro de 2018

Num período de 10 dias deve começar a produção de silagem nas lavouras de milho de Ijuí. Segundo a Emater, nessas primeiras lavouras haverá boa qualidade do produto, pois o milho foi beneficiado com bastante chuva, o que levou a produção de grãos e massa foliar adequadas.

Já o milho plantado mais tarde, caso não ocorrer mais chuva no momento, poderá ter perdas significativas para produção de silagem, principalmente o percentual de 20 a 30% que ainda está na fase de floração. Além de menos silagem, a falta de chuva também poderá acarretar em redução de produtividade de milho, no caso de colheita.

Sobre a soja, em Ijuí ainda há entre mil e dois mil hectares para plantar ou replantar, visto a falta de chuva para efetuar o trabalho. O período para cultivo da oleaginosa, conforme o zoneamento agrícola, vai terminar quinta-feira, dia 20 de dezembro.

O desenvolvimento da cultura apresenta diferenciação em lavouras ijuienses. Na região, por exemplo, do distrito da Linha 6 Norte e parte do distrito de Mauá, a soja está um pouco melhor, pois recebeu mais chuva. Já em lavouras dos distritos de Chorão e Santana, onde existem áreas com muito pedregulho, a situação é mais complicada.

As chuvas de ontem e hoje ainda são insuficientes para melhorar a umidade do solo em Ijuí, pois choveu de forma esparsa e na maior parte com quantidade baixa. Alguns locais da região tiveram chuva mais volumosa. Até o início da manhã de hoje, tinham sido registrados 35 milímetros em Cruz Alta; 23 na comunidade de Boca da Picada, Augusto Pestana; e 38 milímetros em Boa Vista do Cadeado.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí