Busca rápidaX


MANCHETES

Professor da Unijuí analisa com restrição programa de geração de emprego do governo federal

15 de novembro de 2019

O programa Verde Amarelo, lançado nesta semana pelo governo federal, visa reduzir o desemprego, mas pode trazer algumas repercussões negativas, segundo o professor de Economia da Unijuí, Argemiro Brum (foto).

Ele observa, por exemplo, que a inciativa estabelece redução de aproximadamente 1/3 nos custos das empresas para contratação de funcionários, porém, isso vai causar impacto na arrecadação da Previdência Social, ou seja, o INSS vai arrecadar menos, visto a desoneração.

Essa última situação vai na contramão da reforma da Previdência Social, sancionada nesta semana pelo Senado, que busca aumentar a arrecadação para o governo federal. Argemiro Brum também frisa que no ritmo atual da economia brasileira, que cresce menos de 1% ao ano, apenas reduzir os custos trabalhistas para contratação de empregados não chega para incentivar as empresas a aumentar o quadro de funcionários.

O programa Verde Amarelo permite a contratação de trabalhadores com idade entre 18 e 29 anos, desde que seja o primeiro emprego. Como fato positivo, o professor da Unijuí, Argemiro Brum, entende que o programa é melhor organizado de iniciativa semelhante desenvolvido pelo governo Dilma Roussef.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí