Busca rápidaX

MANCHETES

Professor de Economia da Unijuí avalia critérios do preço da gasolina acima de R$ 5

14 de outubro de 2018

Alguns fatores contribuem para valor na faixa dos cinco reais do litro da gasolina nos postos de combustíveis. O professor de Economia, Argemiro Brum (foto), ao falar na Progresso, destacou que o governo do presidente Michel Temer adotou política de recuperação da Petrobrás. Disse que a petrolífera, por volta do ano de 2010, na gestão de Dilma Roussef, subsidiava o preço do produto.

Outro ponto que contribui para o elevado custo, além da grande carga tributária, é a desvalorização do real frente ao dólar. Também o fato do Brasil não ser auto-suficiente em petróleo. Disse que o preço do barril de petróleo está alto no mercado internacional, muito em parte devido à elevação do consumo nos Estados Unidos.

Isso, segundo ele, é mais um item que colabora para o valor do litro da gasolina no Brasil ficar na faixa dos cinco reais. Questionado a respeito de como poderia ser reduzido o preço da gasolina no mercado brasileiro, o professor Argemiro Brum disse que uma saída seria a redução de impostos sobre o produto. No entanto, conforme ele, os governos estaduais, em sua maioria, e o federal estão quebrados e não há como renunciar receitas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí