Busca rápidaX

MANCHETES

Programa de Melhoramento Genético da Unijuí promove dia de campo

24 de setembro de 2020

A Unijuí desenvolve o Programa de melhoramento genético de plantas forrageiras e cobertura de solo através do Irder – Instituto Regional de Desenvolvimento Rural. Amanhã, sexta-feira (25) um dia de campo com o objetivo de discutir o desenvolvimento do programa será promovido. Com início às 8h30, a programação contará com a apresentação das estratégias e estágios de desenvolvimento de pesquisa aos parceiros do programa e visitas às espécies em estudo.

Conforme o coordenador do programa Emerson André Pereira, atualmente são 11 empresas parceiras que ajudam a financiar as pesquisas, mas a universidade está aberta a novas parcerias. Já no o dia 02 de Outubro será realizado o dia de campo com foco no melhoramento de grãos. Nesta ocasião, será com a empresa parceira Cisbra sobre a cultura da linhaça e será aberto a produtores rurais que tiverem interesse no tema.

Emerson reforça que novas cultivares demoram mais de uma década para serem finalizadas e postas à comercialização. No Brasil, segundo ele, a média é de 14 anos para cultivares de grãos e 16 anos para lançar cultivar de forrageira. Neste segundo tópico a demora é maior em virtude de experimentos que precisam ser feitos com animais.

Emerson Pereira afirma que as empresas são necessárias para auxiliar financeiramente a universidade no desenvolvimento das pesquisas e, posteriormente, na multiplicação através de agricultores associados. Atualmente o Irder possui 10 mil plantas em fase de pesquisa. O objetivo do programa é proporcionar melhores cultivares para que a região evolua e tenha uma produção agrícola cada vez mais forte.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí / Unijuí