Busca rápidaX

Programa ‘Energia Forte no Campo’ é lançado pelo Estado e público-alvo são os produtores rurais

28 de agosto de 2019
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O Governo do Rio Grande de Sul lançou nesta quarta-feira (28) na Expointer, em Esteio, o Programa Energia Forte no Campo, que prevê prevê investimentos em obras de melhorias e transformação para rede trifásica, por meio de financiamento do BRDE. O público-alvo são os produtores organizados em cooperativas ou associações.

Conforme explicou o secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos, o programa está sendo lançado neste ano para dar início à formação de parcerias com cooperativas, concessionárias e municípios – e, quem sabe, também do governo federal – para começar a ser implementado no ano que vem.

Já na primeira fase, em 2020, o programa deve beneficiar 1,2 mil propriedades rurais do Estado, com a construção de 365 quilômetros de redes trifásicas. Para isso, o programa prevê uma linha de crédito de R$ 20 milhões do BRDE, com carência de dois anos e oito anos para pagamento. O custo do investimento será dividido entre produtores, cooperativas, concessionárias, permissionários, prefeituras e governo do Estado.

O custo médio é de R$ 55 mil por quilômetro de rede de distribuição de energia elétrica trifásica na área rural e a densidade é de 3,08 consumidores por quilômetro.

O Presidente da Ceriluz e da Fecoergs, Iloir de Pauli, participou do evento. De acordo com ele, o governo deu um grande passo, lançando um programa que chega ao associado através das cooperativas. “Essa ferramenta vai solucionar as demandas que temos nas cooperativas, tudo o que o associado necessita para implantar uma rede trifásica, trocar o transformador ou investir em irrigação. O associado vai ter dinheiro disponível e vai ser fácil de fazer essa adesão”, ressaltou.

Pauli também enfatizou os planos futuros. “Enxergamos num futuro bem próximo investimentos em fibra ótica no interior, levando internet pro associado. Imagina Ijuí colocando asfalto no interior e nós levando essas duas ferramentas: energia forte e internet…essa é uma missão que temos”, declarou.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!