Busca rápidaX

Programa “Mãe Gestante, funcionamento da UPA e novos ambulatórios: os projetos da secretaria da Saúde de Ijuí

3 de abril de 2017
O Poder Executivo de Ijuí trabalha para modernizar serviços na área da saúde. Segundo o secretário municipal da Saúde, Josias Pinheiro, um dos segmentos a ter novidades deve ser a agilização na marcação de consultas, já no próximo mês. Além disso, Josias Pinheiro destaca que também no mês que vem haverá relançamento do projeto “Mãe Gestante”. A finalidade é fazer acompanhamento das gestantes e das próprias crianças, após o nascimento, até cerca de um ano de idade. Um dos focos é evitar mortes prematuras.

Por outro lado, o Poder Executivo ijuiense acelera trâmites para colocar em funcionamento a UPA – Unidade de Pronto Atendimento. O prédio está pronto há cerca de dois anos, defronte o ginasião. No momento, falta liberação de um gerador de energia elétrica. O secretário municipal de Saúde acredita que até outubro desse ano a UPA esteja em operação.

Josias Pinheiro explica que vai ser feita transferência de toda a estrutura do Pronto Atendimento da sede da secretaria da Saúde, à rua 19 de Outubro, para o prédio da UPA. Com isso, haverá melhor espaço físico para atendimento e mais tempo para que o paciente fique em observação, sem que precise ser encaminhado quase que imediatamente para o hospital de caridade.

Outro foco de atuação no momento da secretaria da Saúde de Ijuí se refere à tramitação de documentos para edificar um ambulatório no bairro Alvorada e outro no limite entre os bairros 15 de Novembro e Colonial. Para cada prédio existe emenda parlamentar de 408 mil reais, porém atualmente, na conta da prefeitura, existe pouco mais de 80 mil reais. O restante vai ser liberado por etapas da obras.

A perspectiva é que até junho próximo iniciem as construções. De outra parte, existe estudo para edificar um novo prédio para o ambulatório do bairro Herval e outro prédio para o ambulatório do bairro Modelo. Nos dois casos, os atuais ambulatórios funcionam junto às sedes dos bairros e os espaços são muito pequenos. No Herval há um terreno disponível ao lado da sede comunitária e no Modelo ao lado da escola infantil Branca de Neve, para as devidas construções. O secretário da Saúde de Ijuí também comenta que outro projeto, mas ainda muito recente, é o estudo para edificar um ambulatório no bairro Boa Vista.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
error: Conteúdo protegido!