Busca rápidaX

MANCHETES

Programa para construção de 979 açudes avança no Noroeste do Rio Grande do Sul

27 de fevereiro de 2018

O Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), avança nas regiões Noroeste e Missões do Rio Grande do Sul. Em Bossoroca, nas Missões, 10 famílias de agricultores familiares comemoram a construção de açudes no mês de fevereiro. As obras no município encerraram na semana passada e agora seguem em Santo Antônio das Missões, onde outros 10 açudes serão construídos pela Terpacon, empresa vencedora da licitação no lote 6. 
 

No total, a Emater, conveniada da SDR, elaborou 450 projetos de açudes em 44 municípios das regiões Fronteira Noroeste e Missões, cujas obras devem ser executadas nos próximos meses. "Essas obras oferecem maior segurança hídrica ao produtor, que poderá usar água para irrigação, piscicultura e para consumo dos animais", lembrou o secretário da SDR, Tarcisio Minetto.
 

O assistente técnico regional da Emater Marco André Junges explica que os recursos das obras são do Fundo de Recursos Hídricos, gerenciado pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), sendo que não há custo adicional ao produtor. No estado, serão feitos 979 açudes em 99 municípios, num investimento de R$ 5.507.168,50. O programa foi dividido em 10 lotes licitados com três empresas – Terpacon, GRK e Casa Nova.
 

Melhorias nas comunidades rurais
 

Em Santo Antônio das Missões o primeiro beneficiado foi Gelásio Schäfer, produtor de leite de Rincão das Chácaras. O microaçude será usado para irrigar a pastagem. Ao visualizar a obra, Schäfer reconheceu a qualidade do serviço prestado. "Eu acredito que vale a pena. O serviço que ele fez é muito bem feito, é um trabalho muito caprichado, com muita qualidade e ainda foi rápido", comenta.
 

Após Bossoroca e Santo Antônio das Missões, no lote 6, devem ser contemplados os produtores de Dezesseis de Novembro, Garruchos, Pirapó, Porto Xavier, Roque Gonzáles, Salvador das Missões, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, São Paulo das Missões e São Pedro do Butiá.
 

No lote 4, a empresa GRK iniciou as obras na semana passada em Novo Machado e deve seguir o trabalho também em Tucunduva, Doutor Maurício Cardoso, Horizontina, Três de Maio, Nova Candelária, Boa Vista do Buricá, São José do Inhacorá, Alegria e Independência.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
error: Conteúdo protegido!