Busca rápidaX


MANCHETES

Programa Testar RS em Ijuí encaminha média de 40 testes de Covid-19 por dia para Lacen

17 de agosto de 2020
Foto: Vinicius Magalhães / Agência Brasil

Considerada uma das estratégias mais eficazes em países que conseguiram controlar a pandemia de coronavírus, a ampliação da testagem da população gaúcha com o rastreamento de casos é o foco do Testar RS. O projeto foi lançado pelo governador Eduardo Leite no fim do mês passado e está em andamento em Ijuí desde o dia 7 de agosto. Desde então, Andreia Amorim, responsável pela área epidemiológica da secretaria de saúde, afirma que a média diária de exames encaminhados é 40.

No entanto, na última sexta-feira, a média foi extrapolada chegando aos 59 testes. Isso porque foram registrados muitos casos positivos em trabalhadores de saúde e, por isso, se faz a testarem de outros trabalhadores que atuam próximo ao infectado. Dois profissionais da UPA estão entre os que positivaram.

Além de profissionais de saúde da rede, muitos profissionais liberais também estão positivando, segundo Andreia. Os testes são utilizados ainda para pacientes com comorbidades, como diabetes, hipertensão entre outros. Os lotes são encaminhados pro Lacen, em Porto alegre, que encaminha para o laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Andreia afirma que tem bom diálogo com o Laboratório Central. No fim da semana, um carro particular do município de Ijuí foi utilizado para levar as amostras até o Lacen.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí