Busca rápidaX


MANCHETES

Programação do cavalo crioulo na Expo-Ijuí/Fenadi deste ano não contará com leilão e credenciadora

19 de setembro de 2019

A programação do cavalo crioulo na Expo-Ijuí/Fenadi deste ano vai sofrer alteração. O presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Ijuí, Jaime Ghisleni (foto), disse que desta vez não haverá o leilão de animais e nem a prova credenciadora ao Freio de Ouro.

Segundo ele, inicialmente houve entraves burocráticos que atrasaram a organização das atividades, visto que o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos tinha sido proibido de comercializar alimentos na casa que possui no parque ijuiense. Porém, há cerca de 15 dias ocorreu reversão e foi liberada essa comercialização. No entanto, conforme Jaime Ghisleni, não deu tempo para organizar a programação como em anos anteriores.

Dessa maneira, vai ter, somente, a exposição morfológica de cavalos crioulos, concentração de machos e a revisão coletiva. Além disso, também acontecerão duas palestras técnicas, sobre as doenças de mormo, anemia infecciosa e influenza equina, ainda em relação à reprodução equina.

Em razão dessas mudanças a programação do cavalo crioulo na Expo-Ijuí/Fenadi de 2019 vai ocorrer somente de 11 a 13 de outubro, e não durante cinco dias como em anos anteriores. Como não vai ter o leilão de cavalos crioulos, ficou acertada a realização de um dia de negócios, nas tardes dos dias 12 e 13 de outubro, sábado e domingo.

Na ocasião, proprietários de cavalos crioulos irão expor os animais no pavilhão de remates do parque Wanderley Burmann para realizar a venda diretamente às pessoas interessadas. Por outro lado, Jaime Ghisleni comentou que dessa vez não vai ter cobrança de inscrição para as cabanhas e demais participantes da programação do cavalo crioulo na Expo/Fenadi. No entanto, vai ser solicitada colaboração espontânea e o dinheiro arrecadado será repassado para a Apae de Ijuí.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí