Busca rápidaX

MANCHETES

Progresso Rural: Começa operacionalização do programa Terra Brasil em benefício de agricultores familiares

20 de setembro de 2021
Agricultores verificam lavouras. visto vários dias sem chuva

O programa Terra Brasil, do governo federal, começa a ser operacionalizado, o que é considerado um grande avanço por parte da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul. Durante entrevista na RPI, o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, disse que durante a Expointer, que ocorreu recentemente em Esteio, foram assinados os dois primeiros contratos com agricultores do Rio Grande do Sul.

Um dos beneficiados é um produtor rural do município de São Paulo das Missões, que adquiriu 16 hectares de terra. O programa Terra Brasil substitui os antigos Banco da Terra e Crédito Fundiário, com oferta de linhas de financiamento para que agricultores familiares comprem propriedades rurais. O presidente da Fetag ressalta que a tramitação de projetos é ágil, mas o objetivo é fazer com que os contratos sejam assinados em, no máximo, três meses.

Uma das linhas do Terra Brasil disponibiliza 158 mil reais de financiamento. Carlos Joel da Silva destacou que a finalidade é requisitar aumento deste valor, visto o alto preço do hectare da terra. O prazo para pagamento é de 25 anos. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí registra demanda de produtores que necessitam de recursos financeiros para compra de terra. Aliás, Carlos Joel da Silva comenta que os agricultores podem procurar os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e se inscrever no programa. O Terra Brasil, por exemplo, permite que os filhos comprem áreas rurais que estão em nome dos pais. Também é possível adquirir terra de vizinhos. A seguir, ouça o programa Progresso Rural, edição deste domingo, 19 de setembro.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí