Busca rápidaX


MANCHETES

Projeto de lei de vereadora portoalegrense propõe medicação gratuita contra a Covid na rede pública de saúde

29 de abril de 2021

A Rádio Progresso ouviu nesta manhã (29) a Tenente – Coronel da Brigada Militar e vereadora pelo Democratas de Porto Alegre, Nádia Rodrigues Silveira Gerhard. Ela é autora de um projeto de lei que deve ser votado na próxima quarta-feira (05), que propõe a disponibilização gratuita de medicamentos e suplementos ao tratamento da Covid na rede pública de saúde de Porto Alegre.

Em entrevista à RPI, a Comandante Nádia lembrou que nenhuma das medidas adotadas garantem a imunidade ao vírus, no entanto, ela considera de extrema importância o tratamento imediato. “Sabemos da importância da vacinação, mas o tratamento rápido e a disponibilidade de medicações a quem não tem condições de pagar por um tratamento também é de suma importância” afirma. A edil portoalegrense também citou um estudo desenvolvido em São Paulo que comprova que o maior número de óbitos registrados pro Covid afeta pessoas que tem menos condições financeiras para compra de medicações. “É isso que não queremos que ocorra” comenta.

Além disso, a Comandante Nádia acredita que os médicos precisam ter liberdade na relação com o paciente e cita o fato de que alguns grupos ideológicos buscam medicação quando o paciente é intubado, mas, segundo ela, é necessário a disponibilização de remédios para que esse mesmo paciente nem precise chegar à UTI. “Nenhum medicamento é mencionado no projeto, pois entendo ser uma prerrogativa do médico. E é unicamente o paciente que deve decidir se quer ou não seguir a recomendação” finaliza.

Segundo a vereadora, a expectativa é de que o projeto seja favorável aos 33 vereadores que compõe o legislativo de Porto Alegre e possa servir de exemplo a outros municípios gaúchos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí