Busca rápidaX

MANCHETES

Projeto de Lei destaca Augusto Pestana como campeão em produção de leite do ano de 2020

8 de dezembro de 2021

O deputado estadual Clair Kuhn (MDB) é autor do Projeto de Lei 426/2021, que declara o município de Augusto Pestana como “Campeão Gaúcho de Produção de Leite do ano de 2020. A proposição busca ressaltar o reconhecimento já obtido de acordo com levantamento e dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Augusto Pestana é um município no noroeste gaúcho, localizado a cerca de 320 quilômetros de Porto Alegre, que conta com uma população de pouco mais de oito mil habitantes. É conhecido, também, como “Recanto da Produção”, tem sua economia baseada no agronegócio, em especial no cultivo de soja, milho e trigo, e na pecuária de leite e corte.

Com aproximadamente 400 propriedades rurais e um rebanho leiteiro de 10,5 mil cabeças e produção média diária de 25 litros de leite por vaca – com animais chegando a produzir até 50 litros por dia, o município de Augusto Pestana atingiu uma marca importante no Estado, segundo o IBGE: o de maior produtor de leite do Rio Grande do Sul em 2020. O resultado do levantamento do instituto foi divulgado em outubro deste ano.

A marca atingida se deve a investimentos feitos pelos produtores em conhecimento, melhoramento de genética e tecnologia, além da garantia da sucessão nas propriedades, já que grande parte dos produtores são jovens – filhos dos produtores que saíram de casa, estudaram e voltaram para aplicar o conhecimento adquirido na produção de leite.

“Entendemos que o reconhecimento desta conquista, por parte deste Parlamento, trará ainda mais estímulo para a produção leiteira, alavancando a renda das famílias rurais e o desenvolvimento do município” destacou o deputado Clair Kuhn, que é presidente da Frente Parlamentar para a Retomada da Economia no RS.

O projeto de Lei está em tramitação na Assembleia e deve ser distribuído ainda neste mês para relatoria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Fonte: Crédito da foto: Joel Vargas