Busca rápidaX

MANCHETES

Projeto de recuperação dos arroios de Ijuí será votado na próxima semana

30 de novembro de 2021

O projeto de recuperação dos arroios de Ijuí, proposto pelo Secretário de Meio Ambiente, Yuri Pilissão, não foi votado na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 29. O secretário participou da reunião das comissões na sexta-feira, 26, quando detalhou o documento. Segundo ele, o recurso para a realização da recuperação é necessário, já que esta é uma determinação judicial.
O vereador Cesar Busnello, PSB, pediu vistas ao projeto, alegando necessidade de mais tempo para estudo, já que estava em período de licença, substituído por Jeferson Dalla Rosa. O pedido de vistas foi aprovado por unanimidade. Também na sessão, foi aprovada por unanimidade a solicitação de crédito adicional especial no orçamento do município, no valor de R$2.000.000,00.

A solicitação de abertura de crédito adicional no valor de R$9.600,00 no orçamento do executivo baixou às comissões, assim como o pedido de autorização para transferência de recursos para a Associação Hospital Bom Pastor e o projeto de lei que estima a receita e fixa a despesa do município de Ijuí para o exercício financeiro de 2022.

O Vereador Beto Noronha, PT, apresentou um Projeto de Lei que dispõe sobre divulgação da capacidade de atendimento, lista nominal das vagas atendidas, total de vagas disponíveis e a lista de espera das vagas para as escolas da Rede Pública Municipal. O projeto baixou às comissões. Também baixou as comissões o projeto de resolução de Cesar Busnello, que cria a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias de Ijuí.

Foi aprovado por unanimidade a Moção de Apoio ao Projeto de Lei 4367/2020, que cria de forma excepcional o 14° salário para os aposentados e pensionistas nos anos de 2020 e 2021. A iniciativa foi do vereador Matheus Pompeo, PDT, mas deve ser enviada em nome de todas as bancadas. Na tribuna, o Vereador Cleutom Rolim (PDT) fez duras críticas ao bolsonarismo. “Aqui nesse plenário tem muito bolsonarista que acha que é só músculo. Deveriam estudar. Hoje quero declarar minha posição contrária a esses bolsonaristas, que pensam pelos musculos”.

O Vereador Cesar Busnello usou a tribuna para defender seu anteprojeto de lei que institui no município o Programa de Educação para o Turismo no Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas. Ele defendeu a iniciativa dizendo que “Ijuí é a terra das culturas diversificadas e, por isso, deve incentivar o conhecimento sobre a cultura e os pontos turísticos da cidade”. Outro questionamento feito pelo vereador durante seu pronunciamento foi em relação à falta de orientações natalinas em Ijuí. “É a primeira vez que em pleno 29 de novembro não tem uma luz sequer na praça. Todas as cidades da região estão ornamentadas. É tradição, cultura, as pessoas gostam”.

A Vereadora Bruna Gubiani, do coletivo das gurias (PCdoB), utilizou a tribuna para reiterar a posição do vereador, reforçando que a ornamentação é importante e aguardada pela população.
A vereadora falou ainda sobre a falta de iluminação pública na Praça da República e em posse de fotos que mostram a praça totalmente escura à noite, pediu providências. “A praça totalmente às escuras, assim como a pista de skate da Praça dos Imigrantes. Poxa, prestamos homenagem à associação fos Skatistas há poucos dias, vamos olhar para esse problema com mais atenção. Assim como a praça da república, completamente sem luz”.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!